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Tipo: Dissertação
Título: Frações no quarto ano do ensino fundamental: um debate com crianças a partir de seus erros.
Autor(es): Wolter, Líslei Rutz
Primeiro Orientador: Moraes, João Carlos Pereira de
1° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
2° Membro da banca: Alencar, Edvonete Souza de
3° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que aborda frações na vida escolar dos alunos do 4°Ano do Ensino Fundamental. Esse conceito é considerado, muitas vezes, de difícil compreensão, por parte dos alunos, e complexo de se ensinar, por parte do professor. Tal fato pode permitir que diversas compreensões errôneas não sejam superadas pelo grupo de alunos. Nesse sentido, esse trabalho surge com o objetivo geral de Analisar o processo de debate sobre o conceito de fração, a partir da perspectiva da análise de erros, com alunos do 4° Ano de uma escola estadual de Canguçu/RS. Para tanto, elencou-se os seguintes objetivos específicos a serem observados: a) Elaborar uma sequência de trabalho para o ensino de fração, no quarto ano do Ensino Fundamental; b) Investigar o papel exercido pela análise dos erros na produção do conhecimento fracionário ao longo da intervenção; c) Compreender os conhecimentos elaborados sobre fração, por alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, a partir da intervenção. A pesquisa foi realizada com 29 alunos de uma turma de uma escola estadual de Canguçu. A pesquisa foi desenvolvida através de questionários, discutindo os conceitos de metade, divisão e fração, e uma sequênciade intervenção pautada nas ideias de parte-todo, medida e número, relacionadas ao pensamento fracionário. A análise dos dados foi realizada numa perspectiva descritiva-narrativa, em que, no primeiro momento, descreve-se a intervenção, realizando uma análise processual, e, no segundo momento, cria-se uma síntese integradora de ideias sobressalientes no processo. Como resultado, a pesquisa evidenciou que a análise de erro permitiu um processo reflexivo de construção do conceito de frações, gerando uma cultura em sala que traz o questionamento como parte da atividade do aluno. Além disso, ressaltou a reflexão de ideias no pensamento fracionário, tais como, parte e totalidade; frações equivalentes, diferentes representações, comparação entre frações, posição de frações na reta, relação medida e o pensamento fracionário. Conclui-se, assim, que a pesquisa potencializou a construção do conceito de fração e criação de novas compreensões mais elaboradas sobre o mesmo.
Abstract: This Critical-Reflective Report is the result of a research that addresses fractions in the school life of students in the 4th Year of Elementary School. This concept is often considered difficult for students to understand and difficult to teach for the teacher. This fact may allow several misunderstandings not to be overcome by the group of students. In this sense, this work arises with the general objective of analyzing the process of debate on the concept of fraction, from the perspective of error analysis, with students from the 4th year of a state school in Canguçu/RS. To this end, the following specific objectives were listed: a) Develop a work sequence for teaching fractions in the fourth year of Elementary School; b) Investigate the role played by error analysis in the production of fractional knowledge throughout the intervention; c) Understand the knowledge elaborated on fraction by students of the fourth year of Elementary School from the intervention. The research was carried out with 29 students from a class at a state school in Canguçu. The research was developed through questionnaires, discussing the concepts of half, division and fraction, and an intervention sequence based on the ideas of part-whole, measure and number related to fractional thinking. Data analysis was carried out in a descriptive-narrative perspective, in which, at first, the intervention is described, carrying out a procedural analysis, and, in the second moment, an integrative synthesis of outstanding ideas in the process is created. As a result, the research showed that the error analysis allowed a reflexive process of construction of the concept of fractions, generating a culture in the classroom that brings questioning as part of the student's activity. In addition, he highlighted the reflection of ideas in fractional thinking, such as: part and totality; equivalent fractions, different representations, comparison between fractions, position of fractions on the line, measured relationship and fractional thinking. It is concluded, therefore, that the research potentiated the construction of the concept of fraction and the creation of new, more elaborate understandings about it.
Palavras-chave: Anos iniciais - Ensino Fundamental
Análise de erros
Frações
Early years - Elementary School
Error analysis
Fractions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: WOLTER, Líslei Rutz. Frações no quarto ano do ensino fundamental: um debate com crianças a partir de seus erros. 132p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7365
Data do documento: 7-Jun-2022
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