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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7363
Tipo: | Dissertação |
Título: | Direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino |
Autor(es): | Machado, Maria Angelica Noble |
Primeiro Orientador: | Rocha, Jefferson Marçal da |
1° Membro da banca: | Rocha, Jefferson Marçal da |
2° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
3° Membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo analisa o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, no município de Rio Grande/RS, norteado pelo Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG), a partir da proposta de intervenção com um grupo de professoras atuantes nos níveis I e II, com crianças de 4 a 6 anos, e que trabalham na escola desde sua inauguração. A proposição aqui relatada objetiva promover a reflexão acerca das temáticas trazidas pelo DOCTRG e como estão/estarão contempladas no PPP da escola. A intervenção teve como metodologia a pesquisa-ação, com a proposta de uma análise documental do PPP e do DOCTRG a partir da formação de um grupo focal, em um total de cinco encontros, por meio da plataforma Google Meet. Nos encontros, e posteriores análises, foram levantadas as seguintes temáticas: direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências. Essas temáticas foram retiradas do DOCTRG e necessitavam ser adequadas ao PPP da escola. Ao final dos encontros, a partir dos relatos de todas as participantes e das discussões endossadas pela análise crítica, percebeu-se que ainda que os aspectos descritos como direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências não estivessem citados diretamente no PPP, estavam intrínsecos às práticas das docentes, permeando as propostas de cada profissional e da escola como um todo, fosse nas visitas ao ateliê, na horta, nas visitas ao parque, ou ainda na escolha pelo trabalho com projetos. Assim, constatou-se que falta registrar estes processos no PPP da escola. |
Resumen: | Este Informe Crítico-Reflexivo analiza el Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, en el municipio de Rio Grande / RS, guiado por el Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG) , a partir de la propuesta de intervención con un grupo de docentes que trabajan en los niveles I y II, con niños de 4 a 6 años, y que han estado trabajando en la escuela desde su inauguración. La propuesta informada aquí tiene como objetivo promover la reflexión sobre los temas planteados por el DOCTRG y cómo se tratan o se cubrirán en el PPP de la escuela. La intervención tuvo como metodología de investigación acción, con la propuesta de un análisis documental de PPP y DOCTRG a partir de la conformación de un grupo focal, en un total de cinco reuniones, a través de la plataforma Google Meet. En las reuniones, y análisis posteriores, se plantearon los siguientes temas: derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de campos de experiencia. Estos temas se tomaron de DOCTRG y debían adaptarse al PPP de la escuela. Al finalizar las reuniones, a partir de los informes de todos los participantes y de las discusiones avaladas por el análisis crítico, se advirtió que si bien no se mencionaron directamente los aspectos descritos como derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de los campos de experiencia. en el PPP, eran intrínsecos a las prácticas de los docentes, permeando las propuestas de cada profesional y de la escuela en su conjunto, ya sea en visitas al estudio, en el jardín, visitas al parque, o incluso en la elección de trabajar con proyectos. Por lo tanto, se encontró que estos procesos aún deben registrarse en el PPP de la escuela. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Projeto Político Pedagógico Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino Educación Infantil Projeto Político Pedagógico Documento de Orientação Curricular do Território Rio-grandino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | MACHADO, Maria Angelica Noble. Direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino. 108p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7363 |
Data do documento: | 13-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
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