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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Contribuições da cibercultura para a leitura e a escrita de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Brum, Marisangela Serpa
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
3° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
4° Membro da banca: Marcon, Karina
metadata.dc.contributor.referee5: Bianchi, Paula
Resumo: Este relatório Crítico-Reflexivo apresenta a pesquisa-intervenção realizada na Escola Estadual de Ensino Médio “20 de setembro”, localizada no município de Arroio Grande, RS, e vinculada ao Mestrado Profissional em Educação. A pesquisa teve como tema o uso das tecnologias digitais de acordo com os princípios da cibercultura na prática da leitura e da escrita. O estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da cibercultura para os processos de leitura e de escrita dos estudantes do 5º ano, procurando avaliar se a intervenção corrobora com ensino e aprendizagem através das tecnologias digitais. Como conceitos centrais que fundamentaram a pesquisa foram discutidos Cibercultura, Leitura e Escrita e Letramento Digital. A pesquisa aplicada consistiu numa intervenção pedagógica desenvolvida em oito encontros, sendo o último proposto pelos sujeitos pesquisados mostrando interesse e participação nas atividades, com duração de 2h cada no período de novembro de 2019 a janeiro de 2020, com a participação de 20 discentes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observação, diário de campo, fotografia e filmagem, para posteriormente descrevermos a pesquisa e a avaliação da intervenção. O diagnóstico inicial foi realizado através de um grupo focal com os alunos para saber o interesse que eles possuem em relação à leitura e à produção textual e qual a frequência com que eles usavam as tecnologias digitais para se comunicarem. Foi escolhido o grupo focal para diagnosticar a importância do projeto, pois é um método interativo, qualitativo, por meio de linguagem informal, com discussões coletivas, com abrangência do assunto de forma dinâmica que não fique desinteressante aos alunos. A intervenção constituiu-se no embasamento da conclusão do diagnóstico aplicado, propomos aos sujeitos a utilização das tecnologias digitais para realização de algumas atividades em sala de aula que, para efeito da nossa pesquisa intervenção utilizamos o WhatsApp. Buscamos elementos favoráveis para facilitar a aprendizagem dos alunos contemplando a leitura e a escrita na sala de aula e em outros espaços onde a criança exerça as suas produções. Para evidenciar os resultados da pesquisa foram construídas as categorias de análise: “Desenvolvimento de práticas da leitura e escrita” e “Uso das tecnologias digitais como forma de produzir e compartilhar conhecimentos”. De acordo com os encontros e as atividades realizadas no grupo de WhatsApp percebemos a participação ativa dos sujeitos, contribuindo para demonstrar que trabalhar com as tecnologias digitais possibilita uma interação e uma colaboração entre seus pares na produção do conhecimento, com mobilidade e ubiquidade, evidenciando uma mudança na prática educativa e incluindo os recursos digitais.
Abstract: This Critical-Reflective report presents the research-intervention carried out at the State High School “20 de Setembro” located in the municipality of Arroio Grande, RS, during the Professional Master in Education. The research had as its theme the use of digital technologies with principles of cyberculture in the practice of reading and writing in the teaching and learning process. The general objective of the study was to learn about the contributions of cyberculture to the reading and writing processes of 5th grade students, trying to evaluate if the intervention corroborates teaching-learning through digital technologies. As central concepts that supported the research, Cyberculture, Reading and Writing and Digital Literacy were discussed. The applied research consists of a pedagogical intervention developed in eight meetings, where the last one being proposed by the researched subjects showing interest and participation in the activities, lasting 2 hours each from November 2019 to January 2020, with the participation of 20 students. The instruments used for data collection were observation, field diary, photography and filming, to describe later the research and the intervention evaluation. The initial diagnosis was carried out through a focus group with the students to find out their interest in reading and textual production and how often they used digital technologies to communicate. The focus group was chosen to diagnose the importance of the project, as it is an interactive, qualitative method, through informal language, with collective discussions, covering the subject in a dynamic way that is not uninteresting to students. The intervention constituted the basis for the conclusion of the applied diagnosis, we proposed to the subjects the use of digital technologies to carry out some activities in the classroom that, for the purpose of our research-intervention, we use WhatsApp. We look for favorable elements to facilitate students' learning, contemplating reading and writing in the classroom and in other spaces where the child exercises his or her productions. In order to highlight the research results, the analysis categories were constructed “Development of reading and writing practices” and “Use of digital technologies as a way to produce and share knowledge”. According to the meetings and activities carried out in the WhatsApp group, we perceive the active participation of the subjects, contributing to demonstrate that working with digital technologies enables interaction and collaboration among peers in the production of knowledge with mobility and ubiquity, showing a change in educational practice including digital resources.
metadata.dc.subject: Cibercultura
Leitura
Escrita
Colaboração
Ubiquidade
Cyberculture
Reading
Writing
Collaboration
Ubiquity
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: BRUM, Marisângela Serpa. Contribuições da cibercultura para a leitura e a escrita de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 118p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7362
metadata.dc.date.issued: 3-Sep-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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