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Tipo: Dissertação
Título: Projeto Político Pedagógico da Escola 11 de Setembro – “1ª conquista”: uma ressignificação através da reflexão com seus sujeitos
Autor(es): Pereira, Crissiane Tessmer
Primeiro Orientador: Rocha, Jefferson Marçal da
1° Membro da banca: Rocha, Jefferson Marçal da
2° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
3° Membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
4° Membro da banca: Marinho, Júlio Cesar Bresolin
Resumo: Este relatório tem o objetivo de trazer uma contribuição à Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Setembro – 1ª Conquista, através de uma reflexão/ressignificação de seu Projeto Político Pedagógico, entendendo a Educação do Campo como uma concepção que necessita ser incorporado no Projeto Político Pedagógico da Escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir dos princípios e pressupostos da pesquisa-ação que contou com o protagonismo dos sujeitos que constituem a comunidade escolar. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos, questionários e a realização de rodas de conversa, esta no contexto da intervenção. A fundamentação teórica estudada foi a legislação que legitima a Educação do Campo, embasada a partir das lutas dos Movimentos Sociais no Brasil. No decorrer da pesquisa, ocorreram momentos intitulados Encontros Reflexivos nos quais a comunidade escolar teve a oportunidade, através de leituras e discussões, analisar, contextualizar e interpretar referenciais teóricos que os subsidiassem a uma reflexão acerca do significado do PPP na perspectiva da Educação do Campo. Da síntese dos primeiros encontros, emergiram os temas que seriam desenvolvidos nos próximos encontros, entretanto com o surgimento da pandemia do Covid-19, onde as escolas suspenderam as atividades presenciais, parte das atividades programadas, não se realizou. O quadro pandêmico para os alunos das escolas do campo, teve um impacto muito mais grave do que na zona urbana, e impossibilitou-nos de realizar a pesquisa como projetada, contudo relatamos aqui os ajustes que tivemos que fazer neste quadro. Na atual conjuntura se tornou evidente que para as comunidades do campo, o espaço escolar não tem somente a função de servir para a educação formal, e sim de ser o local onde os estudantes e comunidade escolar tem acesso as políticas públicas. A Escola 1ª Conquista é exemplo disto, pois é um palco de inclusão e promoção social. Este relatório crítico reflexivo também nos coloca o desafio de canalizar forças para defenderemos a educação, e que sirva para que neste período, intensifique-se a defesa das políticas educacionais conquistadas nos últimos anos para os estudantes do campo.
Abstract: This report intend to make a contribution to the “ Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Setembro, 1ª Conquista”, through a reflection / reframing of its Political Pedagogical Project, understanding Field Education as a concept that needs to be incorporated in the School’s Political Pedagogical Project. It is a qualitative research based on the principles and assumptions of action research that had the protagonism of the subjects that constitute the school community. It was used as an instrument of data collection, analysis of documents, questionnaires and conversation circles, this in the context of the intervention. The theoretical foundation studied was the legislation that legitimizes the Field Education, based on the struggles of Social Movements in Brazil. During the research, there were moments entitled Reflective Encounters in which the school community had the opportunity, through studies and discussions, to analyze, contextualize and interpret theoretical references that would support them to reflect on the meaning of PPP in the perspective of Field Education. From the synthesis of the first meetings, the themes that would be developed in the next meetings would emerge, however, as the emergence of the Covid-19 pandemic, where schools suspended face-to-face activities, this second part of the activity was altered. The pandemic situation for students in field schools had a much more serious impact than in urban areas, and it made it impossible for us to carry out the research as planned, however we report here the adjustments we had to make in this context. At the current juncture it has become evident that for rural communities, the school space does not only serve to serve formal education, but also be the place where students and the school community have access to public policies. 1ª Conquista School is an example of this, as it is a stage for social inclusion and promotion. This critical reflective report also poses the challenge of channeling forces to defend education, and it serves in this period, the defense of educational policies achieved in recent years for field students will be intensified.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Educação do campo
Movimentos sociais
Pedagogical Political Project
Field education
Social Movements
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: PEREIRA, Crissiane Tessmer. Projeto Político Pedagógico da Escola 11 de Setembro – “1ª conquista”: uma ressignificação através da reflexão com seus sujeitos. 86p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7360
Data do documento: 5-Mar-2021
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