Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7358
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uma nova visão sobre o sistema solar: alfabetização científica |
Autor(es): | Maia, Alessandra Fontoura |
Primeiro Orientador: | Marranghello, Guilherme Frederico |
1° Membro da banca: | Marranghello, Guilherme Frederico |
2° Membro da banca: | Almeida, Milena Galvani Rodrigues de |
3° Membro da banca: | Kimura, Rafael Kobata |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a criação e avaliação de materiais com potencialidade para a Alfabetização Científica através no estudo da temática Sistema Solar. Para analisar o material desenvolvido foi utilizando uma ferramenta metodológica-científica que é denominada de “Indicadores de Alfabetização Científica”, desenvolvida por Norberto Rocha (2018), para aferição da presença destes indicadores e do grau da ausência ou presença de cada atributo no material. Este material servirá de apoio às visitações que ocorrem no Planetário da Unipampa com foco na sessão sobre Sistema Solar. O material é composto por três indicadores: científico, interface social e institucional. Cada indicador possui três atributos que abordam um conjunto de ideias que, em conjunto, dão forma a cada indicador, potencializando a promoção do processo de Alfabetização Científica em espaços não formais de ensino, neste caso, no Planetário da Unipampa. Como as atividades presenciais do planetário ainda estavam suspensas, a avaliação da proposta ocorreu com os alunos do componente curricular de Ensino de Astronomia e professores da Educação Básica. Os resultados indicam que o material possui grande potencial para contribuir com a Alfabetização Científica através de estudos do Sistema Solar. |
Resumen : | This work aims to create and evaluate materials with potential for Scientific Literacy through the study of the Solar System theme, to analyze the material developed was using a methodological-scientific tool that is called "Indicators of Scientific Literacy", developed by Norberto Rocha (2018), to assess the presence of these indicators and the degree of absence or presence of each attribute in the material. This material will support the visits that take place at the Unipampa Planetarium with a focus on the session on Solar System, the material will be composed of three indicators: scientific, social and institutional interface. Each indicator has three attributes that address a set of ideas that together shape each indicator, and together have the potential to promote this process of Scientific Literacy in non-formal teaching spaces, such as the Unipampa Planetarium. As the face-to-face activities of the planetarium are still suspended, the evaluation of the proposal took place with the students of the curricular component of Astronomy Teaching and teachers of Basic Education. It is hoped that the material will contribute to the Scientific Literacy of future visitors to the Unipampa Planetarium. |
Palabras clave : | Alfabetização científica Indicadores da alfabetização científica Sistema solar Planetário Scientific literacy Scientific literacy indicators Solar system Planetarium |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | MAIA, Alessandra Fontoura. Uma nova visão sobre o sistema solar: alfabetização científica. 97 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7358 |
Fecha de publicación : | 25-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc__Alessandra Maia 2022.pdf | 13.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.