Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7339
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de Séries de Fourier
Autor(es): Konflanz, Gabriel Müller
Primeiro Orientador: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
Coorientador: Martins, Márcio Marques
1° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
2° Membro da banca: Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
3° Membro da banca: Dias, Fernando Luis
Resumo: Atualmente, muitas têm sido as investigações acadêmicas centradas na análise das dificuldades em aprender Matemática no âmbito das ciências exatas, da natureza e engenharias. Em consonância com essa problemática, percebe-se que a cooperação entre professores e estudantes é a melhor forma de enfrentamento das dificuldades acadêmicas. Sendo esse um dos fatores de maior relevância para o sucesso no processo ensino-aprendizagem em matemática. Portanto, este trabalho teve por objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de ensino potencialmente significativa para o estudo de Séries de Fourier, embasado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, via a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Inserido nesse cenário, descreve-se a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), no formato de oficinas temáticas, constituídas de conceitos matemáticos e atividades desenvolvidas em softwares livres, para o ensino de aproximações de funções mediante Séries de Fourier. Tendo como sujeitos da pesquisa, 19 estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UNIPAMPA – campus Bagé, RS. A pesquisa realizada foi do tipo intervenção pedagógica, com caráter qualitativo e quantitativo e procurou investigar o ganho percentual na aprendizagem relacionado à aplicação das oficinas temáticas. Através do Método do ganho normalizado na aprendizagem de Richard Hake foram utilizados pré e pós-testes sobre o conteúdo abordado. Como resultado, observou-se um ganho normalizado na aprendizagem de 30% dentre os participantes que se encontravam na primeira metade do curso. No intuito, de ratificar de modo qualitativo a aprendizagem são apresentados e analisados mapas conceituais elaborados pelos estudantes. As análises quali-quantitativas sinalizam que houve indícios de aprendizagem significativa. A produção educacional que resulta deste trabalho consiste em um material composto de três oficinas com os softwares GeoGebra e Scilab.
Resumen : Contemporarily, many have been the academic investigations centred in the difficulties on learning Mathematics in the scope of Exact and Natural sciences as well as engineering. In line with this problematic, it is noticed that the cooperation between teachers and students is the best way of facing the academic difficulties. Being this one of the aspects of greater relevance for the success in the Mathematics teaching-learning. Furthermore, this paper has had as an objective to develop, apply and evaluate a proposal of potentially meaningful teaching for the study of Fourier Series, based upon the Ausubel‟s Learning Theory, via the utilisation of Information and Communications Technology. Inside this scenario, it is described the creation of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), in the shape of themed workshops constituted by mathematical concepts and activities developed with free software, for the teaching of Fourier Analysis and Approximation of Functions. As subjects of research, 19 students of the Bachelor of Education in Mathematics of UNIPAMPA – Bagé campus, RS. The conducted research was of the Pedagogical Intervention kind, with qualitative and quantitative type itsought to investigate the percentual gain in learning related to the application of the themed workshops.Trough the method of gain normalised in the learning of Richard Hake, pre and post testswere used on the approached subject. As a result, it was observed a normalised gain in learning of 30% among the participants that found themselves in the first half of the course. With the intent of qualitatively ratifying the learning, conceptual maps elaborated by the students are presented and analysed. The quali-quantitative analysis signal that there have been indications of meaningful learning. The educational production which results from this work consists in a material composed by three workshops using the GeoGebra and Scilab softwares.
Palabras clave : Ensino de matemática
Séries de Fourier
Tecnologias de informação e comunicação
Aprendizagem significativa
Mathematics teaching
Fourier Series
Information and communication technologies
Meaningful learning
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : KONFLANZ, Gabriel Müller. Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de Séries de Fourier. 70 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7339
Fecha de publicación : 11-dic-2018
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gabriel Müller Konflanz - 2018.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.