???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7336
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Luz, câmera, ação: o letramento cinematográfico no percurso formativo de uma professora da educação infantil
Autor(es): Leal, Daniele Guimarães Donatti
Primeiro Orientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
1° Membro da banca: Dornelles, Clara Zeni Camargo
2° Membro da banca: Fernandes, Carolina
3° Membro da banca: Boer, Raphael Albuquerque de
Resumo: O presente trabalho é o desfecho de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa. Dedica-se à apresentação de uma narrativa que aborda como o conceito de Letramento Cinematográfico (LC) (CARVALHO; ANDRADE; LINHARES, 2018) mobilizou o percurso formativo docente, na construção de um produto pedagógico, desenvolvido a partir da (re)elaboração de experiências prévias da professora/pesquisadora. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo principal analisar como o conceito de LC contribuiu para o processo formativo docente na (re)elaboração de uma proposta didática voltada para o uso do cinema na educação infantil (EI). Para atender aos objetivos de pesquisa e disponibilizar aos/às professores/as um produto pedagógico com propostas inovadoras por meio da inserção do cinema na sala de aula de EI, (re)elaborou-se cinco planejamentos, apresentando e analisando as estratégias de leitura de filmes utilizadas com base no conceito de LC. O produto pedagógico apresenta-se em formato de canal no YouTube, intitulado Professora Dani e o Cinema na Educação Infantil. O canal compartilha videoaulas com sugestões para professores/as de EI desenvolverem propostas sobre o Surgimento do Cinema e os Irmãos Lumière, Cinema Mudo e Charles Chaplin, bem como sobre as produções O Sabiá, Rio e Hair Love. Como aporte teórico da pesquisa, apresenta-se Kuhlmann Jr. (2000), Oliveira (2002), Yunes (2003), Geraldi (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) tratando da EI e sua evolução. A origem, a história e o papel de representação cultural do cinema, são defendidos por Duarte (2002), Napolitano (2010), Ferreira (2018), Sabadin (2018) e Hall (2016). Sobre a importância da inserção do cinema como recurso pedagógico, discute-se com Silva (2001), Duarte (2002) e Napolitano (2010). Para tratar sobre a Pedagogia dos Multiletramentos, foi estabelecido um diálogo com Rojo (2002, 2009, 2012) e Pinheiro (2016). Por fim, na fundamentação teórica, apresenta-se o conceito de LC e suas contribuições para a aprendizagem a partir dos pressupostos de Turner (1997), Martin (2003) e Rojo (2009). A pesquisa se desenvolveu no campo da linguística aplicada (SIGNORINI, 1998 e MOITA LOPES, 1998), de cunho autoetnográfico (VERSIANI, 2002) e qualitativo. Quanto aos resultados, pode-se dizer, que a sua vivência como espectadora influenciou na elaboração de novas práticas, uma vez que as memórias de vida se uniram com o percurso formativo docente e com as teorias estudadas no Mestrado, na construção de um produto pedagógico norteado pelo conceito de LC. Verificou-se também, que as estratégias de leitura de filmes se ampliaram de um planejamento para o outro, resultando em propostas relevantes e norteadas pelo conceito de LC. Assim, reitera-se a certeza de que a professora/pesquisadora leva deste estudo as lembranças mais significativas que poderia ter a respeito do seu processo formativo, já que esses conhecimentos continuarão permeando a sua existência enquanto espectadora, professora e pesquisadora. Afirma-se que este estudo não se encerra aqui, pois enquanto esses papéis forem exercidos, a professora poderá colaborar com a educação, compartilhando estratégias de ensino e aprendizagem com o uso do cinema.
Abstract: The present work is the result of a research carried out in the Professional Master's Degree in Language Teaching at the Federal University of Pampa. It is dedicated to the presentation of a narrative that addresses how the concept of Cinematographic Literacy (CL) (CARVALHO; ANDRADE; LINHARES, 2018) mobilized the teaching training path, in the construction of a pedagogical product, developed from the (re)elaboration of previous experiences of the teacher/researcher. Thus, the main objective of the research was to analyze how the concept of CL contributed to the teacher training process in the (re)elaboration of a didactic proposal focused on the use of cinema in early childhood education (ECE). To meet the research objectives and provide teachers with a pedagogical product with innovative proposals through the insertion of cinema in the ECE classroom, five plans were (re)elaborated, presenting and analyzing the reading strategies of films used based on the concept of CL. The pedagogical product is presented in a YouTube channel format, entitled Professora Dani e o Cinema na Educação Infantil. The channel shares video classes with suggestions for ECE teachers to develop proposals on the Emergence of Cinema and the Lumière Brothers, Cinema Mudo and Charles Chaplin, as well as on the productions O Sabiá, Rio and Hair Love. As a theoretical contribution to the research, Kuhlmann Jr. (2000), Oliveira (2002), Yunes (2003), Geraldi (2010) and the Common National Curriculum Base (2017) are presented, dealing with ECE and its evolution. The origin, history and role of cultural representation of cinema are defended by Duarte (2002), Napolitano (2010), Ferreira (2018), Sabadin (2018) and Hall (2016). On the importance of the insertion of cinema as a pedagogical resource, it is discussed with Silva (2001), Duarte (2002) and Napolitano (2010). To deal with the Pedagogy of Multiliteracies, a dialogue was established with Rojo (2002, 2009, 2012) and Pinheiro (2016). Finally, the theoretical foundation presents the concept of CL and its contributions to learning from the assumptions of Turner (1997), Martin (2003) and Rojo (2009). The research was developed in the field of applied linguistics (SIGNORINI, 1998 and MOITA LOPES, 1998), of an autoethnographic (VERSIANI, 2002) and qualitative nature. As for the results, it can be said that her experience as a spectator influenced the development of new practices, since life memories were united with the teaching training path and with the theories studied in the Master's, in the construction of a pedagogical product guided by the concept of CL. It was also found that movie reading strategies have expanded from one planning to the other, resulting in relevant proposals guided by the concept of CL. Thus, the certainty that the teacher/researcher takes from this study the most significant memories she could have about her formative process is reiterated, as this knowledge will continue to permeate her existence as a spectator, teacher and researcher. It is stated that this study does not end here, as while these roles are exercised, the teacher will be able to collaborate with education, sharing teaching and learning strategies with the use of cinema.
metadata.dc.subject: Letramento cinematográfico
Percurso formativo docente
Educação infantil
Cinematographic literacy
Teaching formation path
Early child education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: LEAL, Daniele Guimarães Donatti. Luz, câmera, ação: o letramento cinematográfico no percurso formativo de uma professora da educação infantil. 177 p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7336
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Daniele Leal 2021.pdf1.33 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto_Pedagogico_Daniele_Donatti_Canal_no_YouTube 2021.pdf305.91 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???