Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Extensão universitária: contribuições para a construção do conhecimento metodológico científico escolar e a relação com a Unipampa
Autor(es): Mondadori, Nicole Rodrigues Cabreira
Primeiro Orientador: Dalbianco, Vinicius Piccin
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC), analisou a contribuição da universidade para a ampliação do conhecimento metodológico científico nos anos finais do ensino médio, bem como os desafios encontrados pelos estudantes em relação ao conhecimento e interesse ao ingresso na universidade, durante a realização de atividades com os estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio no ano de 2019, em uma escola pública do município de ITAQUI/RS. Objetivou-se analisar a contribuição das ações do projeto "Educandos em busca da sustentabilidade" para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio, através de análise das dificuldades e desafios dos estudantes para compreensão e aplicação dos métodos científico, bem como investigar os fatores que dificultam o aprendizado em sala de aula, identificando os níveis de conhecimento sobre a Unipampa e o interesse em ingressar na universidade. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com bases em dados, através de questionários aplicados no ano da realização do projeto e bem como uma entrevista com a professora e estudantes. Logo, se considera que a implementação dos projetos de extensão nas escolas tem grande importância para o ensino e aprendizagem dos estudantes. Onde se observa que as práticas de metodologias científicas, construção de arquivos e produções de redações, estimulam e contribuem para o desenvolvimento do estudante, não só o desenvolvimento educacional como social, quando se realiza atividades dinâmicas, interativas e dialógicas, propicia-se que estes estudantes se tornem mais ativos em sala de aula. Também contribuir para a ampliação dos diversos saberes e conhecimentos científicos dos estudantes e colabora para que estes conheçam a Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA por meio dos projetos de extensão.
Abstract: This course conclusion work (TCC) analyzed the university's contribution to the expansion of scientific methodological knowledge in the final years of high school, as well as the challenges faced by students in relation to knowledge and interest in entering the university, during the of activities with third year high school students in 2019, in a public school in the city of ITAQUI/RS. The objective was to analyze the contribution of the actions of the project "Students in search of sustainability" for the qualification of the teaching and learning process of high school students, through the analysis of the difficulties and challenges of students to understand and apply scientific methods, as well as how to investigate the factors that hinder learning in the classroom, identifying the levels of knowledge about Unipampa and the interest in joining the university. An exploratory research was carried out, with databases, through questionnaires applied in the year of the project and as well as an interview with the teacher and students. Therefore, it is considered that the implementation of extension projects in schools is of great importance for the teaching and learning of students. Where it is observed that the practices of scientific methodologies, construction of archives and productions of essays, stimulate and contribute to the development of the student, not only the educational but also the social development, when dynamic, interactive and dialogic activities are carried out, it is possible that these students become more active in the classroom. However, the diverse knowledge and scientific knowledge of the students benefits and helps them to get to know the Federal University of Pampa/UNIPAMPA through extension projects.
Palavras-chave: Educação
Projeto de extensão
Métodos científicos
Education
Extension project
Scientific methods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: MONDADORI, Nicole Rodrigues Cabreira. Extensão universitária: contribuições para a construção do conhecimento metodológico científico escolar e a relação com a Unipampa. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7325
Data do documento: 14-Mar-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nicole Rodrigues Cabreira Mondadori - 2022.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.