Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7308
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação continuada de professores de matemática : o ensino através de sequências didáticas e recursos digitais
Autor(es): Fagundes, Daiane da Silva
Primeiro Orientador: Menegais, Denice Aparecida Nisxota Fontana
1° Membro da banca: Menegais, Denice Aparecida Nisxota Fontana
2° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
3° Membro da banca: Ferreira, Cristiano Correa
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo elaborar, implementar e avaliar um curso de formação continuada versando sobre a temática sequências didáticas com uso de recursos digitais aos professores de Matemática da educação básica do município de Bagé/RS. Para tal, utiliza-se da pesquisa qualitativa para analisar as reflexões, os planejamentos, as entrevistas e sequências didáticas produto do curso formativo, bem como as respostas de dois questionários aplicados aos professores participantes da pesquisa. Apresenta-se no referencial teórico as reflexões sobre metodologia educacional pautada na utilização de sequências didáticas para a viabilização do processo de ensino aprendizagem e as normativas que compõem e estruturam a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no que diz respeito à Matemática e suas Tecnologias, a importância dos recursos digitais e a necessidade da formação continuada. Desta forma, o curso possibilitou aos participantes momentos de reflexão sobre a prática docente, além de explorar os benefícios e as desvantagens das ferramentas tecnológicas durante a formação, sendo apresentado, explorado e discutido o uso de diferentes recursos tecnológicos, tais como: softwares, sites, aplicativos, linguagens de programação, gamificação e plataformas educacionais para a elaboração de sequências didáticas. Deste modo, verifica-se nesta pesquisa o quanto um curso formativo pode contribuir no aprimoramento docente e na incorporação dos recursos digitais na prática didático-pedagógica dos professores da educação básica. Os impactos positivos causados na aprendizagem dos estudantes, bem como se evidencia as desvantagens do uso dos recursos digitais que atingem grande parte dos estudantes, como a falta de recursos, infraestrutura básica e acesso à internet.
Abstract: This research has had as objective elaborating, implementing and judging a continued formation course versing about didactic sequences thematic with the use of digital resources to the math teachers of the basic education of the Bagé/RS County. For that, the qualitative research is utilized to analyze the reflexions, plannings, interviews and didactic sequences product of the formation course, as well as the answers of two quizzes applied to the research participating teachers. Presents itself on the theorical referencial the reflexions about educational methodology regarding the utilization of the didactic sequences to the vialization of the learning teaching process to the normative which compound and structure the Commom Curricular National Base (BNCC), regarding math and its technologies, the importance of digital resources and the necessity of continued formation. Thereby the course possibilited the participants moments of reflexion about the docent practice, besides, exploring the benefits and disadvantages of the technological tools during the formation, being shown, explored and discussed the use of different technological resources, as: softwares, websites, applications, coding language, gamification and educational platforms to the elaboration of didactic sequences. Accordingly, is verified in this research how much a formative course can contribute in the docent improvement and incorporation of digital resources on the pedagogical practice of the basic education teachers. The positive impacts caused in the students learning, as well as is evidenced the disadvantages of the digital resources use that attain big part of the students, like the absence of resources, infrastructure and internet access.
Palavras-chave: Formação continuada
Professores de matemática
Sequência didática
Recursos digitais
Continued formation
Math teachers
Didactic sequences
Digital resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: FAGUNDES, Daiane da Silva. A formação continuada de professores de matemática : o ensino através de sequências didáticas e recursos digitais. 111 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7308
Data do documento: 22-Set-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE_DA_SILVA_FAGUNDES_TCC_II.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.