???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7295
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vera Lucia Duarte-
dc.creatorLopes, Thalyta Alves-
dc.date.accessioned2022-05-30T16:41:37Z-
dc.date.available2022-05-30-
dc.date.available2022-05-30T16:41:37Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.identifier.citationLOPES, Thalyta Alves . A contribuição da educação financeira na formação dos futuros professores de matemática : um mapeamento sistemático. 52 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7295-
dc.description.abstractFinancial Education is an inherent theme to modern society, which has been recognized as a relevant factor to provide well-being and quality of life to individuals. In this sense, the present work presents a Systematic Mapping (SM) aiming to evaluate the contribution of Financial Education in the training of future mathematics teachers, as well as perform an analysis of academic productions published after the mandatory nature of Financial Education in the BNCC, i.e., in the time frame from 2018 to 2021. The methodology of the work was built from a qualitative and quantitative approach. For the qualitative approach, the academic productions were analyzed and categorized, according to the Content Analysis technique. The quantitative approach, on the other hand, focuses on the number of publications found per database. In order to formalize a classification structure, we followed three primary steps of the search protocol for the MS: the formation of the research question, the elaboration of the search string or argument, the inclusion and exclusion criteria. The databases chosen for the development of the research were Periódicos Capes, BDTD, and Google Scholar. After the selection and reading in full of the selected papers, they were classified into three categories, with a total of 19 academic productions, among Course Completion Papers, dissertations, and articles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectMapeamento Sistemáticopt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subjectFinancial Mathematicspt_BR
dc.subjectSystematic Mappingpt_BR
dc.titleA contribuição da educação financeira na formação dos futuros professores de matemática : um mapeamento sistemáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Vera Lucia Duarte-
dc.contributor.referee2Junqueira, Sonia Maria da Silva Junqueira-
dc.contributor.referee3Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA Educação Financeira é um tema inerente à sociedade moderna, que vem sendo reconhecido como um fator relevante para proporcionar o bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático (MS) visando avaliar a contribuição da Educação Financeira na formação dos futuros professores de matemática, bem como realizar uma análise de produções acadêmicas publicadas após obrigatoriedade da Educação Financeira na BNCC, ou seja, no recorte temporal de 2018 a 2021. A metodologia do trabalho foi construída de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para abordagem qualitativa, as produções acadêmicas foram analisadas e categorizadas, conforme a técnica da Análise de Conteúdo. Já a quantitativa, tem foco central no número de publicações encontradas por base de dados. No intuito de formalizar uma estrutura de classificação, seguiu-se três etapas primordiais do protocolo de busca para a realização do MS: a formação da questão de pesquisa, a elaboração da string ou argumento de busca, os critérios de inclusão e exclusão. As bases de dados escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa foram Periódicos Capes, BDTD, e Google Acadêmico. Após a seleção e leitura na íntegra dos trabalhos selecionados, esses foram classificados em 3 categorias, num total de 19 produções acadêmicas entre Trabalhos de Conclusão de curso, dissertações e artigos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_2_THALYTA_LOPES.pdf667.58 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???