Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7295
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contribuição da educação financeira na formação dos futuros professores de matemática : um mapeamento sistemático |
Autor(es): | Lopes, Thalyta Alves |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Vera Lucia Duarte |
1° Membro da banca: | Ferreira, Vera Lucia Duarte |
2° Membro da banca: | Junqueira, Sonia Maria da Silva Junqueira |
3° Membro da banca: | Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota |
Resumo: | A Educação Financeira é um tema inerente à sociedade moderna, que vem sendo reconhecido como um fator relevante para proporcionar o bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático (MS) visando avaliar a contribuição da Educação Financeira na formação dos futuros professores de matemática, bem como realizar uma análise de produções acadêmicas publicadas após obrigatoriedade da Educação Financeira na BNCC, ou seja, no recorte temporal de 2018 a 2021. A metodologia do trabalho foi construída de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para abordagem qualitativa, as produções acadêmicas foram analisadas e categorizadas, conforme a técnica da Análise de Conteúdo. Já a quantitativa, tem foco central no número de publicações encontradas por base de dados. No intuito de formalizar uma estrutura de classificação, seguiu-se três etapas primordiais do protocolo de busca para a realização do MS: a formação da questão de pesquisa, a elaboração da string ou argumento de busca, os critérios de inclusão e exclusão. As bases de dados escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa foram Periódicos Capes, BDTD, e Google Acadêmico. Após a seleção e leitura na íntegra dos trabalhos selecionados, esses foram classificados em 3 categorias, num total de 19 produções acadêmicas entre Trabalhos de Conclusão de curso, dissertações e artigos. |
Abstract: | Financial Education is an inherent theme to modern society, which has been recognized as a relevant factor to provide well-being and quality of life to individuals. In this sense, the present work presents a Systematic Mapping (SM) aiming to evaluate the contribution of Financial Education in the training of future mathematics teachers, as well as perform an analysis of academic productions published after the mandatory nature of Financial Education in the BNCC, i.e., in the time frame from 2018 to 2021. The methodology of the work was built from a qualitative and quantitative approach. For the qualitative approach, the academic productions were analyzed and categorized, according to the Content Analysis technique. The quantitative approach, on the other hand, focuses on the number of publications found per database. In order to formalize a classification structure, we followed three primary steps of the search protocol for the MS: the formation of the research question, the elaboration of the search string or argument, the inclusion and exclusion criteria. The databases chosen for the development of the research were Periódicos Capes, BDTD, and Google Scholar. After the selection and reading in full of the selected papers, they were classified into three categories, with a total of 19 academic productions, among Course Completion Papers, dissertations, and articles. |
Palavras-chave: | Educação Financeira Matemática Financeira Mapeamento Sistemático Financial Education Financial Mathematics Systematic Mapping |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | LOPES, Thalyta Alves . A contribuição da educação financeira na formação dos futuros professores de matemática : um mapeamento sistemático. 52 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7295 |
Data do documento: | 5-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2_THALYTA_LOPES.pdf | 667.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.