Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7264
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Investigar as práticas docentes sob o viés da educação matemática crítica |
Autor(es): | Lopes, Taciane Franco |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Cristiano Peres |
1° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
2° Membro da banca: | Aseff, Dionara Teresinha Aragon |
3° Membro da banca: | Pereira, Elizangela Dias |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre práticas docentes sob o viés da Educação Matemática Crítica (EMC), que é uma inovação pedagógica que está caracterizando uma tendência para pesquisas em educação matemática. O trabalho tem como objetivo investigar a existência de conceitos da EMC na prática pedagógica dos professores de matemática de escolas da rede pública da cidade de Bagé/RS. Busca-se evidenciar exemplos de utilização em sala de aula, além de reconhecer e refletir sobre as práticas pedagógicas dos professores acerca do tema. A pesquisa foi qualitativa e de caráter exploratório, sendo realizada com três professores dos anos finais do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública, esta pesquisa foi dividida em duas partes. Na primeira etapa, foi proposto um questionário com os docentes, direcionando o estudo para identificar se eles tinham ou não o conhecimento dos conceitos da Educação Matemática Crítica e como são realizadas suas abordagens em sala de aula. Na segunda etapa, foram observadas dezesseis aulas de quarenta e cinco minutos, ministradas pelos docentes. Nesse momento se procurou identificar na prática dos docentes, se existia conceitos da EMC na condução de suas aulas, assim como, se havia um diálogo franco e aberto entre docente e discentes, se tinham trabalhos coletivos e/ou temas do interesse dos alunos relacionado a história de vida ou perspectivas futuras, e se havia cooperação em sala de aula. Os principais resultados alcançados neste trabalho são apresentados em tópicos como inclusão, diálogo entre iguais, a realidade observada em sala de aula e das escolas públicas, os problemas enfrentados ao tentar se manter o planejamento por conta dos assuntos paralelos e as dificuldades de aprendizagem, nessa discussão dos resultados observados é apresentada uma reflexão entre o que foi observado e o que foi encontrado na literatura. |
Abstract: | This paper presents a study on teaching practices from the viewpoint of Critical Mathematics Education (EMC), which is a pedagogical innovation that is characterizing a trend for research in mathematics education. This paper aims to investigate the existence of EMC concepts in the pedagogical practice of mathematics teachers in public schools in the city of Bagé/RS. It seeks to highlight examples of classroom use, as well as recognizing and reflecting on the pedagogical practices of teachers on the subject. The research was qualitative and exploratory in nature, it was performed with three teachers from the final years of Elementary School in two public schools, this research was divided into two parts. In the first stage, a questionnaire was proposed with the teachers, directing the study to identify whether they had knowledge of the concepts of Critical Mathematics Education or not and how their approaches are performed in the classroom. In the second stage, sixteen forty-five minute classes were observed, taught by the teachers. At this moment, we tried to identify, in the teachers’ practice, whether there were concepts of EMC in the conduct of their classes, as well as, if there was a frank and open dialogue between teachers and students, whether there were collective works and/or themes of students’ interest related to life history or future perspectives, and whether there was cooperation in the classroom. The main achieved results in this work are presented in topics such as inclusion, dialogue between equals, the reality observed in the classroom and in public schools, the problems faced when trying to maintain the planning due to parallel subjects, and the learning difficulties, in this discussion of the observed results, a reflection between what was observed and what was found in the literature is presented. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Crítica Conceitos da EMC Matemática Práticas Docentes Inovações Pedagógicas Critical Mathematics Education Concepts of EMC Mathematics Teaching practices Pedagogical innovation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | LOPES, Taciane Franco. Investigar as práticas docentes sob o viés da educação matemática crítica . 58p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7264 |
Data do documento: | 16-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_de_Conclusao_de_CURSO___TCC_II___Taciane_Lopes.....pdf | 729.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.