Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7258
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A matemática sob a perspectiva de alunos de uma escola pública da região da campanha
Autor(es): Pereira, Celoisa
Primeiro Orientador: Oliveira, Cristiano Peres
1° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
2° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
3° Membro da banca: Aseff, Dionara Teresinha Aragon
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a perspectiva de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em relação à matemática. Nesta pesquisa buscou-se identificar quais fatores interferem para a constituição da relação entre o aluno e essa disciplina, que por vezes é julgada difícil e complicada. Compreende-se que ouvir o que os estudantes têm a dizer em relação à matemática se faz necessário para uma aproximação desse aluno com esse tema. Sendo assim, foi realizada uma entrevista coletiva e presencial com alunos do 8º e 9º ano de uma escola pública da região da campanha. Para atingir o objetivo foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, de cunho exploratório para a investigação e desenvolvimento desta pesquisa. O instrumento de investigação para a produção de dados contou com treze questões norteadoras, alusivas ao interesse desses alunos em relação à matemática. Como resultados os sujeitos da pesquisa relataram que nem sempre repudiaram matemática. Esse fato ocorreu durante o avanço dos anos, com a introdução de conteúdos abstratos. Percebeu-se ao longo dos estudos realizados que a não compreensão do que estava resolvendo também é um fator que interfere no gostar da disciplina de matemática.
Abstract: This work presents a study on the perspective of students in the final years of Elementary School in relation to mathematics. In this research, we sought to identify which factors interfere for the constitution of the relation between the student and this subject, which is sometimes considered difficult and complicated. It is understood that listening to what students have to say about mathematics is necessary an approach of this student to this topic. This way, a collective and in person interview was performed with 8th and 9th grade students from a public school in the Campanha region. To achieve the objective, a qualitative approach methodology, with an exploratory nature, was adopted for the investigation and development of this research. The investigation instrument for data production had thirteen guiding questions, alluding to the interest of these students in relation to the mathematics. As outcome, the research subjects reported that they did not always repudiate mathematics. This fact occurred during the advance of the years with the introduction of abstract contents. It was noticed throughout the studies that the lack of understanding of what was being solved is also a factor that interfere with enjoying the mathematics subject.
Palavras-chave: Matemática
Ensino fundamental
Alunos
Mathematics
Elementary school
Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: PEREIRA, Celoisa. A matemática sob a perspectiva de alunos de uma escola pública da região da campanha . 54 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7258
Data do documento: 17-Mar-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_II_CeloisaPereira_VersaoFinal.pdf836.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.