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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Uma proposta didática sobre metabolismo no exercício físico
Autor(es): Freitas, Renata Texeira Gomes de
Primeiro Orientador: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Coorientador: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
1° Membro da banca: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
2° Membro da banca: Goi, Mara Elisângela Jappe
3° Membro da banca: Oliveira, Iara Terra de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) com a temática Metabolismo no exercício físico aplicada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Dom Pedrito no Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos consistiram em: 1. elaborar e desenvolver uma UEPS com a temática Metabolismo no exercício físico; 2. avaliar a aprendizagem dos estudantes considerando como indicadores o domínio dos conceitos científicos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores, bem como as evidências de ocorrência da aprendizagem significativa; 3. elaborar material teórico-prático que permitirá explorar metabolismo no exercício físico com uma abordagem interdisciplinar e baseada na metodologia das UEPS. A pergunta de pesquisa que norteou as opções teórico-metodológicas desta pesquisa foi: em que medida a UEPS proposta contribuiu para promover a aprendizagem significativa dos alunos sobre metabolismo?. A temática Metabolismo no Exercício Físico foi explorada a partir dos conceitos: radicais livres, antioxidantes e estresse oxidativo interligando ao exercício físico. A produção de dados contou com diversos instrumentos: perfil dos alunos; avaliação da aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento habilidades de baixa e alta ordem cognitiva na avaliação somativa, além da avaliação formativa. Na avaliação somativa foram comparadas as respostas dos alunos no início e no final da UEPS no questionário de baixa ordem cognitiva, além dos resultados deles no questionário de alta ordem cognitiva (aplicado apenas no final da intervenção didática). Para a formativa, foram avaliados os portfólios dos alunos, além das observações realizadas pela pesquisadora no diário de bordo. Esses dados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa por meio da análise de conteúdo e rubricas avaliativas. A coleta de dados foi realizada no ano de 2021 realizada durante a pandemia da Covid-19, por isso optou se pelo ensino remoto1 . Participaram desta pesquisa 29 estudantes. Os resultados obtidos permitiram evidenciar a efetividade da UEPS sobre Metabolismo no exercício físico e os indícios da ocorrência da aprendizagem significativa a partir do desempenho dos estudantes nas avaliações somativa e formativa. Além disso, destaca-se que a metodologia UEPS proposta neste trabalho, considerou situações reais e de interesse dos alunos e ainda a proposição e resolução de situações e/ou problemas que mobilizem o potencial intelectual dos estudantes. Como produto desta pesquisa disponibilizou-se digitalmente na página do mestrado profissional em Ensino de Ciências aos docentes e comunidade escolar em geral, um material teórico-prático que permitirá explorar metabolismo no exercício físico com uma abordagem interdisciplinar e baseada na metodologia das UEPS.
Abstract: This research aimed to develop and evaluate a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) with the theme Metabolism in physical exercise applied to third year high school students at a State School in the city of Dom Pedrito in Rio Grande do Sul. The specific objectives consisted of: 1. elaborating and developing a PSTU with the theme Metabolism in physical exercise; 2. Evaluate students' learning considering as indicators the mastery of scientific concepts and the development of superior cognitive skills, as well as evidence of the occurrence of meaningful learning; 3. develop theoretical-practical material that will allow exploring metabolism in physical exercise with an interdisciplinary approach and based on the PSTU methodology. The research question that guided the theoretical-methodological options of this research was: to what extent did the proposed PSTU contribute to promote significant student learning about metabolism?. The theme Metabolism in Physical Exercise was explored from the concepts: free radicals, antioxidants and oxidative stress interconnecting to physical exercise. The production of data relied on several instruments: student profile; assessment of the learning of scientific concepts and the development of low- and high-order cognitive skills in summative assessment, in addition to formative assessment. In the summative evaluation, the students' answers at the beginning and at the end of the PSTU in the low-order cognitive questionnaire were compared, in addition to their results in the high order cognitive questionnaire (applied only at the end of the didactic intervention). For the training, the portfolios of the students were evaluated, in addition to the observations made by the researcher in the logbook. These data were analyzed from a qualitative approach through content analysis and evaluative rubrics. Data collection was carried out in 2021 during the Covid-19 pandemic, so remote teaching was chosen2 . 29 students participated in this research. The results obtained showed the effectiveness of PSTU on Metabolism in physical exercise and evidence of the occurrence of significant learning from the performance of students in summative and formative assessments. In addition, it is noteworthy that the PSTU methodology proposed in this work considered real situations and students' interest, as well as the proposition and resolution of situations and/or problems that mobilize the students' intellectual potential. As a product of this research, a theoretical-practical material was made available digitally on the page of the professional master's degree in Science Teaching to teachers and the school community in general that will allow exploring metabolism in physical exercise with an interdisciplinary approach and based on the PSTU methodology
metadata.dc.subject: Ensino de ciências
Metodologias ativas
Ensino centrado no aluno
Science teaching
Active methodologies
Student-centered teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: FREITAS, Renata Texeira Gomes de. Uma proposta didática sobre metabolismo no exercício físico. 84p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7257
metadata.dc.date.issued: 24-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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Disserta_final_Renata.pdf2.25 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
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