Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7169
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização de tecnologias digitais aplicadas ao ensino de inglês como língua adicional na perspectiva de professores (as) no contexto da escola pública |
Autor(es): | Azevedo, Jéssica Franco |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Luciani Salcedo de |
Coorientador: | Ferreira, Vera Lúcia Duarte |
1° Membro da banca: | Oliveira, Luciani Salcedo de |
2° Membro da banca: | Ferreira, Vera Lúcia Duarte |
3° Membro da banca: | Alvarez, Isaphi Marlene |
4° Membro da banca: | Duarte, Gabriela Bohlmann |
Resumo: | Na atualidade, as tecnologias são recursos utilizados em inúmeros aspectos do dia a dia. Na educação, os recursos tecnológicos são, por vezes, deixados de lado por diversas razões, entre elas, as dificuldades em serem utilizados e a falta de estrutura nas escolas, assim como, a falta de formação continuada adequada em relação à utilização de tecnologias aplicadas ao ensino (DEMO, 2011). Todavia, Siqueira (2013) afirma que a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permite que haja a abertura de novas possibilidades para a educação, entre elas o fazer, o pensar e o conviver; isso porque a tecnologia nos faz potencializar essas possibilidades. Esta pesquisa tem por objetivo analisar se professores(as) de inglês como língua adicional (ILA) fazem utilização de TIC e, se o fazem, quais as razões apontadas para tal uso. A metodologia deste trabalho é quanti-qualitativa em relação à coleta e análise de dados (MOREIRA; ROSA, 2009). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário via Google Forms com 19 perguntas para 18 professores de inglês de escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul. A abordagem quantitativa foi realizada com intuito de analisar a confiabilidade do instrumento de coleta de dados por meio de alfa de Cronbach, a variabilidade das respostas foi submetido ao Boxplot e a correlação das respostas foi compreendida por meio de Regressão Linear Múltipla. Os resultados deste trabalho evidenciam que mesmo havendo desafios e empecilhos para a utilização de recursos tecnológicos, os participantes desta pesquisa acreditam que esses recursos são um agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Concluiu-se que as TIC são recursos que podem trazer diversos benefícios para a educação desde que sejam utilizadas de forma adequada em um ambiente que facilite sua aplicação ao ensino de língua inglesa. |
Abstract: | Nowadays, technologies are resources used in many aspects of everyday life. In education, technological resources are sometimes overlooked for a variety of reasons, including difficulties in the use and the lack of structure in schools, as well as the frequent lack of adequate continuing teacher education in relation to the use of the technologies applied to education (DEMO, 2011). However, Siqueira (2013) states that the use of Information and Communication Technologies (ICT) allows the opening of new possibilities for education, including the making, the thinking and the living actions, because technology helps us potentialize these possibilities. This research aims to analyze whether teachers of English as an Additional Language make use of ICT and, if so, to identify the reasons given for this use. The methodology of this work is quantitative and qualitative in relation to data collection and data analysis (MOREIRA; ROSA, 2009). For data collection, a questionnaire was answered, via Google Forms with 19 questions, by 18 English language public school teachers in the state of Rio Grande do Sul. The quantitative approach was performed in order to analyze the reliability of the data collection instrument using Cronbach’s alpha; the variability of the responses was submitted to a Boxplot and the correlation of them was interpreted by Multiple Linear Regression. The results of this work show that, although there are challenges and obstacles for the use of technological resources, the participants of this study believe that these resources are a facilitating agent in the language learning and teaching process. It was concluded that ICT are resources that can bring several benefits to education as long as they are properly applied in an environment that facilitates its application to the English language teaching field. |
Palavras-chave: | Tecnologias Educação pública Ensino de inglês Technologies Public education English language teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | AZEVEDO. Jéssica Franco. A utilização de tecnologias digitais aplicadas ao ensino de inglês como língua adicional na perspectiva de professores (as) no contexto da escola pública. 55 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7169 |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jéssica Azevedo 2019.pdf | 584.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.