???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7149
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Corso, Kathiane Benedetti-
dc.creatorToledo, Rita de Cássia Dutra-
dc.date.accessioned2022-05-02T19:37:08Z-
dc.date.available2022-05-02T19:37:08Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationTOLEDO, Rita de Cássia Dutra. O uso de tecnologias digitais por docentes: um estudo de caso sobre o Ensino Remoto Emergencial no Curso de Administração-UNIPAMPA. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7149-
dc.description.abstractThis study sought to analyze how occurs the use of digital technologies by teachers of the Administration Course at UNIPAMPA during the Emergency Remote Teaching. For this, we used the case study method with a qualitative approach of a descriptive nature, using as instruments of data collection: semi-structured interview conducted with 15 teachers of the Administration Course via Google Meet, direct observation in synchronous and asynchronous activities and document analysis. For the analysis of the results, the data triangulation technique was used. The main results show that, in general, the teachers were not prepared for such a context. The difficulties reported are in the lack of interaction, communication, and engagement of students; difficulty in using digital resources and tools, as well as the issue of investment in equipment acquisition and the adequacy of lesson planning. The results also point out that the support and training offered by the University proved to be insufficient in some aspects, although valid in others, with this, some measures of continuing education are suggested. It was also found that a range of resources were used that facilitated the mediation between teacher and student. It is noteworthy that the resources that were already used before the ERT, such as Moodle, PowerPoint, and institutional e-mail, continued to be used, but with the addition of other technologies such as Google Meet, Zoom, Whatsapp, YouTube, Mentimeter, Padlet, Whiteboard, Tablet, and Canva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectRecursos Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectDICTpt_BR
dc.subjectDigital Resourcespt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Workpt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais por docentes: um estudo de caso sobre o Ensino Remoto Emergencial no Curso de Administração-UNIPAMPApt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital techcologies by teachers: a case study on Emergency Remote Teaching in the Administration Course-UNIPAMPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5360269454414304pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143091478961145pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.contributor.referee2Araújo, Cristiane Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793809651987155pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206541277189468pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou analisar como ocorre o uso das tecnologias digitais pelos docentes do Curso de Administração da UNIPAMPA durante o Ensino Remoto Emergencial. Para isso, utilizou-se o método estudo de caso com abordagem qualitativa de natureza descritiva e instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada realizada com 15 docentes do Curso de Administração via Google Meet, observação direta nas atividades síncronas e assíncronas e análise documental. Já para a análise dos resultados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados. E os principais resultados mostram que, em geral, os docentes não estavam preparados para tal contexto. As dificuldades relatadas estão na falta de interação, comunicação e engajamento dos alunos; dificuldade na utilização dos recursos digitais e ferramentas, além da questão do investimento na aquisição de equipamentos e a adequação do planejamento das aulas. Os resultados também apontam que o suporte e a formação oferecidos pela Universidade se mostraram insuficiente em alguns aspectos, embora válidos em outros, com isso, sugere-se algumas medidas de formação continuada. Constatou-se ainda, que foram utilizados uma gama de recursos que facilitaram a mediação professor e aluno. Destaca-se que os recursos que já eram utilizados antes do ERE, como Moodle, PowerPoint e e-mail institucional, continuaram sendo usados, mas com o complemento de outras tecnologias como, Google Meet, Zoom, Whatsapp, YouTube, Mentimeter, Padlet, Whiteboard, Mesa digitalizadora e o Canva.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rita de Cássia Dutra Toledo - 2022.pdf598.74 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???