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dc.contributor.advisor1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.creatorVasconcellos, Anne Augusta Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-05-02T19:34:37Z-
dc.date.available2022-04-30-
dc.date.available2022-05-02T19:34:37Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Anne Augusta R. de. Impactos do ensino remoto emergencial no desempenho acadêmico: um estudo de caso no curso de administração da Universidade Federal do Pampa. 31 f. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Unipampa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7144-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the impact of emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic on academic performance through a case study in the Administration course at the Federal University of Pampa. Therefore, the chosen method was the single and incorporated case study, with a quantitative-qualitative approach, using documentary research, survey with 88 respondents and interviews with 5 students of the course. The main results obtained indicate that emergency remote teaching did not directly interfere with the retention and dropout of students who already came from the face-to-face format, however, it had a negative impact on the development of the contents expected for Business Administration future professionals. The students of the researched sample stated that the format provided an easier way for approval in the courses, even though they consciously recognized that they were harming their education as administrators. In addition, in the ERE format, students point out the need for more lesson planning, indicating that the lack of communication with teachers is one of the most harmful factors. In addition, the fact that the classes are tiring, long, with uninteresting or monotonous subjects, indicates that teachers should seek ways to streamline online classespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectUniversity dropoutpt_BR
dc.subjectTeaching-learning strategiespt_BR
dc.titleImpactos do ensino remoto emergencial no desempenho acadêmico: um estudo de caso no curso de administração da Universidade Federal do Pampapt_BR
dc.title.alternativeImpacts of emergency remote teaching on academic performance: a case study in the administration course at the Federal University of Pampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da-
dc.contributor.referee2Beuron, Thiago Antonio-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar o impacto do ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 na atuação acadêmica no curso de Administração na Universidade Federal do Pampa. Para tanto, o método escolhido foi o estudo de caso do tipo único e incorporado, com abordagem quantitativa e qualitativa, usando como técnicas de coleta a pesquisa documental, a pesquisa survey com 88 respondentes e entrevistas com 5 alunos do curso. Os principais resultados obtidos apontam que o ensino remoto emergencial não interferiu diretamente na retenção e evasão dos alunos que já vinham do formato presencial, todavia, impactou negativamente no desenvolvimento dos conteúdos esperados para a formação em Administração. Os discentes da amostra pesquisada afirmaram que o formato proporcionou a facilitação para aprovação nas disciplinas, mesmo reconhecendo de forma consciente que estavam prejudicando sua formação como administradores. Além disso, no formato ERE, os alunos apontam a necessidade de mais planejamento das aulas, indicando que a falta de comunicação com os professores é um dos fatores mais prejudiciais. Ainda, soma-se o fato de as aulas estarem sendo cansativas, longas, com assuntos pouco interessantes ou monótonos, indicando que os professorem devem buscar meios de dinamizar as aulas online.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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