Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7135
Tipo: Tese
Título: Investigação acerca de ações transversais em escolas da Argentina, Brasil e Uruguai
Título(s) alternativo(s): Research on transversal actions in schools in Argentina, Brazil and Uruguay
Autor(es): Viçosa, Cátia Silene Carrazoni Lopes
Primeiro Orientador: Salgueiro, Andréia Caroline Fernandes
Coorientador: Folmer, Vanderlei
Resumo: A abordagem de temas transversais se constitui como uma importante estratégia para contextualização do ensino, aproximando conteúdos programáticos e acontecimentos da vida em sociedade. O uso desta estratégia qualifica o ensino ao promover humanização e estimular a criticidade e postura cidadã do estudante em relação a sua realidade imediata. Dessa maneira, esta pesquisa objetivou investigar o desenvolvimento de ações transversais em países fronteiriços pertencentes ao Mercosul. A metodologia, com abordagem qualitativa, caracterizou-se por ser exploratória e descritiva, delineada pela Análise Documental e Estudo de Caso. O cenário da pesquisa foi formado pelas cidades de Barra do Quaraí e Uruguaiana (Brasil), Bella Unión (Uruguai) e Paso de Los Libres (Argentina). A amostra foi constituída por escolas localizadas em regiões periféricas das cidades e que apresentaram um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ou avaliação semelhante de cada país. O cenário contemplou ainda a Universidade Federal do Pampa (campus Uruguaiana/RS), tendo como participantes discentes do sétimo semestre de Licenciatura em Ciências da Natureza e a cidade de Corrientes (Argentina) por solicitação do Ministério de Educação deste país. O percurso metodológico abrangeu as seguintes as etapas: i) Diagnóstico sobre orientações transversais nos documentos educacionais oficiais de cada país e nos Planos de Ação do Mercosul Educacional; Aplicação de um questionário para os docentes; Aplicação de um questionário a licenciandos de Ciências da Natureza; Realização de atividade com educandos dos anos finais do Ensino Fundamental; ii) Desenvolvimento de Formação Docente com foco em temas transversais por meio da Metodologia da Problematização com Arco de Maguerez; iii) Reavaliação das concepções dos docentes pós formação; iv) Proposta de construção de material didático, em conjunto com os docentes, acerca das atividades desenvolvidas. Os dados obtidos foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados estão apresentados nesta tese em formato de seis artigos, dois manuscritos e um capítulo de livro. Estes resultados permitem afirmar que a transversalidade, apesar de sua significância, é desenvolvida de maneira reduzida na prática educativa dos participantes deste estudo. O emprego desta estratégia de ensino tem se configurado como deficitário em decorrência da escassez de subsídios em formações continuadas com foco neste tipo de abordagem. Infere-se ser essencial investir em processos formativos voltados para a transversalidade e que fomentem o desenvolvimento profissional docente, por meio de emprego de novas metodologias de ensino. Entendemos que a partir disso, o professor possuirá mais ferramentas para estimular nos estudantes a construção de uma consciência crítica, reflexiva, coletiva e responsável diante das estruturas concebidas e conhecidas da sociedade.
Abstract: Cross-cutting themes approach is an important strategy for contextualizing teaching, bringing together syllabus and society life events. The use of this strategy qualifies teaching by promoting humanization and stimulating the student's criticality and citizenship attitude in relation to their immediate reality. Thus, this research aimed to investigate the development of cross-cutting actions in border countries belonging to Mercosur. Methodology, with a qualitative approach, was characterized by being exploratory and descriptive, outlined by Document Analysis and Case Study. Research scenario was formed by the cities of Barra do Quaraí and Uruguaiana (Brazil), Bella Unión (Uruguay), and Paso de Los Libres (Argentina). Sample consisted of schools located in the outskirts of cities above mentioned, and which presented a low Basic Education Development Index or similar assessment in each country. The scenario also contemplated the Federal University of Pampa (campus Uruguaiana/RS), with undergraduate students from Nature Sciences course, and the city of Corrientes (Argentina), at the request of the Argentina Ministry of Education. Methodological path covered the following steps: i) Diagnosis of transversal orientations in the official educational documents of each country and in the Mercosur Educational Action Plans; Application of a questionnaire for teachers; Application of a questionnaire to undergraduate students of Natural Sciences; Conducting an activity with students from the final years of elementary school; ii) Development of Teacher Training focusing on cross-cutting themes through the Problematization Methodology with Maguerez Arch; iii) Reassessment of post-training teachers conceptions; iv) Proposal for the construction of teaching material, together with teachers, about the activities developed. Data obtained were treated through Content Analysis and Grounded Theory. Results are presented in this thesis in the form of six articles, two manuscripts and a book chapter. These results allow us to state that transversality, despite its significance, is developed in a reduced way in educational practice of the study participants. The use of this teaching strategy has been configured as a deficit due to the scarcity of subsidies in continuing education focused on this type of approach. It is inferred that it is essential to invest in training processes aimed at transversality and that foster professional teacher development, through the use of new teaching methodologies. We understand that, based on this, teachers will have more tools to encourage students to build a critical, reflective, collective and responsible conscience, in view of the structures conceived and known in society.
Palavras-chave: Arco de Maguerez
Temas Contemporâneos
Desenvolvimento profissional docente
Metodologia da Problematização
Maguerez Arch
Contemporary themes
Teaching professional development
Problematization methodology
Educação
Ciências da Natureza
Educação em ciências
Science Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes. Investigação acerca de ações transversais em escolas da Argentina, Brasil e Uruguai. 273 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7135
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÁTIA SILENE CARRAZONI LOPES VIÇOSA.pdf5.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.