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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Amélia Rota Borges de-
dc.creatorSilva, Cássia Michele Virginio da-
dc.date.accessioned2022-04-29T19:40:48Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T19:40:48Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Cássia Michele Virgínio da. Experiência colaborativa entre professor surdo, intérprete e professor ouvinte no planejamento de um curso de robótica para estudantes surdos. 143p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7130-
dc.description.abstractThe teaching of Robotics has been widely disseminated in the educational scenario, in view of the potential to generate problems of interdisciplinary study through experimental and simulation activities, however, there are few studies on educational robotics for the deaf. Regarding the teaching of the deaf, the topic is still incipient, demanding theoretical-methodological propositions that enable access to this field of knowledge. The qualitative research, characterized as a descriptive case study, sought to investigate the challenges and possibilities of proposing a robotics course for the deaf community from the triad deaf teacher, hearing teacher and interpreter of Brazilian Sign Language (Libras ). The research results showed that planning in a collaborative perspective involving a hearing teacher, a deaf teacher and an interpreter, combined with the use of a visual pedagogy responsive to the learning characteristics of deaf students, enables topics relevant to intellectual and scientific development, such as robotics, can be worked with deaf students, despite the scarcity of signs in Libras. In addition, collaborative planning was constituted as a training methodology, since specific knowledge was shared, having as a final product a glossary, in Libras, with terminologies in the robotics area, as well as a video with guidelines and suggestions. to teachers of deaf students, and also a basic robotics course for the deaf community, containing seven video classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.relationSILVA, Cássia Michele Virginio da. Experiência colaborativa entre professor surdo, intérprete e professor ouvinte no planejamento de um curso de robótica para estudantes surdos. 143p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCollaborative workpt_BR
dc.titleExperiência colaborativa entre professor surdo, intérprete e professor ouvinte no planejamento de um curso de robótica para estudantes surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Amélia Rota Borges de-
dc.contributor.referee2Martins , Marcio Andre Rodrigues-
dc.contributor.referee3Lebedeff, Tatiana Bolivar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO ensino de Robótica vem sendo amplamente difundido no cenário educacional, tendo em vista as potencialidades para gerar problemas de estudo interdisciplinar através de atividades experimentais e de simulação, porém, há poucos estudos sobre robótica educacional para surdos. No que concerne ao ensino de surdos, o tema é ainda incipiente, demandando proposições teórico-metodológicas que viabilizem o acesso a esse campo do saber. A pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso do tipo descritivo, buscou investigar os desafios e as possibilidades da proposição de um curso de Robótica para a comunidade surda a partir da tríade professor surdo, professor ouvinte e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os resultados da investigação evidenciaram que o planejamento na perspectiva colaborativa envolvendo professor ouvinte, professor surdo e intérprete, aliado ao uso de uma pedagogia visual responsiva às características de aprendizagem dos estudantes surdos, possibilita que temas relevantes ao desenvolvimento intelectual e científico, como a robótica, possam ser trabalhados com estudantes surdos, apesar da escassez de sinais em Libras. Para além disso, o planejamento colaborativo constituiu-se como uma metodologia de formação, uma vez que saberes específicos foram compartilhados, tendo ainda como produto final um glossário, em Libras, com terminologias da área da robótica, bem como um vídeo com orientações e sugestões a professores de alunos surdos, e ainda, um curso de robótica básico destinado à comunidade surda, contendo sete videoaulas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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