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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Experiência colaborativa entre professor surdo, intérprete e professor ouvinte no planejamento de um curso de robótica para estudantes surdos
Autor(es): Silva, Cássia Michele Virginio da
Primeiro Orientador: Bastos, Amélia Rota Borges de
1° Membro da banca: Bastos, Amélia Rota Borges de
2° Membro da banca: Martins , Marcio Andre Rodrigues
3° Membro da banca: Lebedeff, Tatiana Bolivar
Resumo: O ensino de Robótica vem sendo amplamente difundido no cenário educacional, tendo em vista as potencialidades para gerar problemas de estudo interdisciplinar através de atividades experimentais e de simulação, porém, há poucos estudos sobre robótica educacional para surdos. No que concerne ao ensino de surdos, o tema é ainda incipiente, demandando proposições teórico-metodológicas que viabilizem o acesso a esse campo do saber. A pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso do tipo descritivo, buscou investigar os desafios e as possibilidades da proposição de um curso de Robótica para a comunidade surda a partir da tríade professor surdo, professor ouvinte e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os resultados da investigação evidenciaram que o planejamento na perspectiva colaborativa envolvendo professor ouvinte, professor surdo e intérprete, aliado ao uso de uma pedagogia visual responsiva às características de aprendizagem dos estudantes surdos, possibilita que temas relevantes ao desenvolvimento intelectual e científico, como a robótica, possam ser trabalhados com estudantes surdos, apesar da escassez de sinais em Libras. Para além disso, o planejamento colaborativo constituiu-se como uma metodologia de formação, uma vez que saberes específicos foram compartilhados, tendo ainda como produto final um glossário, em Libras, com terminologias da área da robótica, bem como um vídeo com orientações e sugestões a professores de alunos surdos, e ainda, um curso de robótica básico destinado à comunidade surda, contendo sete videoaulas.
Abstract: The teaching of Robotics has been widely disseminated in the educational scenario, in view of the potential to generate problems of interdisciplinary study through experimental and simulation activities, however, there are few studies on educational robotics for the deaf. Regarding the teaching of the deaf, the topic is still incipient, demanding theoretical-methodological propositions that enable access to this field of knowledge. The qualitative research, characterized as a descriptive case study, sought to investigate the challenges and possibilities of proposing a robotics course for the deaf community from the triad deaf teacher, hearing teacher and interpreter of Brazilian Sign Language (Libras ). The research results showed that planning in a collaborative perspective involving a hearing teacher, a deaf teacher and an interpreter, combined with the use of a visual pedagogy responsive to the learning characteristics of deaf students, enables topics relevant to intellectual and scientific development, such as robotics, can be worked with deaf students, despite the scarcity of signs in Libras. In addition, collaborative planning was constituted as a training methodology, since specific knowledge was shared, having as a final product a glossary, in Libras, with terminologies in the robotics area, as well as a video with guidelines and suggestions. to teachers of deaf students, and also a basic robotics course for the deaf community, containing seven video classes.
metadata.dc.subject: Libras
Surdo
Robótica
Ensino
Trabalho colaborativo
Deaf
Robotics
Teaching
Collaborative work
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Cássia Michele Virgínio da. Experiência colaborativa entre professor surdo, intérprete e professor ouvinte no planejamento de um curso de robótica para estudantes surdos. 143p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7130
metadata.dc.date.issued: 25-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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