Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7120
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construindo a alfabetização científica utilizando os princípios básicos da física na aviação
Autor(es): Gomes, Maria Fernanda Cardoso
Primeiro Orientador: Rupp, Caroline Jaskulski
Coorientador: Silveira, Paulo Roberto Cardoso da
Resumo: Desde muitos anos atrás, o fascínio pelo voo e por voar estão presentes no imaginário da humanidade e despertam explicações e teorias de como praticar e tornar possível. Com ideias embasadas na Física e na Matemática, temos que diversos personagens contribuíram com o avanço do que chamamos hoje de Aviação (conjunto das técnicas e atividades relativas ao transporte aéreo) como Leonardo da Vinci e Alberto Santos Dumont. As bases necessárias para entender os princípios físicos da Aviação, isto é, o que é necessário do ponto de vista da Física para que um objeto possa voar foram evoluindo ao longo dos anos. Deste modo, podemos explicar o fenômeno de voar e a compreensão dos princípios básicos da Física na aviação como uma forma de Alfabetização Científica. A alfabetização científica envolve o conjunto de conhecimentos que facilitam aos homens e mulheres fazerem uma leitura do mundo onde vivem; cooperando para a compreensão da ciência e fazendo-se presente em todas as esferas do ensino (fundamental, médio e superior). Para viabilizar esta alfabetização aplicamos inicialmente um questionário aos discentes da UNIPAMPA, de forma a levantar os conhecimentos prévios e as curiosidades deles a respeito da Aviação. Este questionário foi formado por vinte e uma perguntas e construído usando o Google Forms. A partir das respostas, construímos cartilhas informativas utilizando o Canva de forma a responder as principais curiosidades sobre Aviação dos discentes. Além disso, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentamos uma revisão dos conceitos de Física que envolvem a possibilidade de um avião alçar voo relacionando com a Alfabetização Científica. Nesse sentido, aspiramos que a alfabetização científica seja não só compreendida, mas também adepta pelo público alvo, de forma que o mesmo entenda os Princípios básicos da Aviação e temas inerentes à Aviação ou até mesmo temas distintos.
Abstract: Since many years ago, the fascination with flight and the ability to fly are present in the imaginary of humanity and arouse explanations and theories of how to practice and make possible. With ideas based on Physics and Mathematics, we have several scientists contributed to the advancement of Aviation (set of techniques and activities related to air transport) such as Leonardo da Vinci and Alberto Santos Dumont. The necessary principles to understand the Aviation physical laws so that an object can fly have evolved over the years. Thus, we can explain the phenomenon of flying and the understanding of the physics basic principles in aviation as a form of Scientific Literacy. Scientific literacy involves the set of knowledge that makes it easier for men and women to read the world in which they lives; cooperating for the understanding of science and making itself present in all spheres of education. To enable this literacy we initially applied a survey to UNIPAMPA students, in order to raise their previous knowledge and curiosities about Aviation. This survey has been built by Google Forms and has been formed with twenty-one questions. From the answers, we built informative booklets using Canva in order to answer the main curiosities about the students' aviation. In addition, in this work we present a review of the concepts of Physics that involve the possibility of an airplane flying relating to Scientific Literacy. In this sense, we aspire that scientific literacy is not only understood, but also adept by the target audience, so that it understands the Basic Principles of Aviation and themes inherent to Aviation or even different themes.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Aviação
Física
Science literacy
Aviation
Physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: GOMES, Maria Fernanda Cardoso. Construindo a alfabetização científica utilizando os princípios básicos da física na aviação. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7120
Data do documento: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Fernanda Cardoso Gomes - 2021.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.