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dc.contributor.advisor1Silveira, Paulo Roberto Cardoso da-
dc.creatorDiani, Pedro Emanoel Peres-
dc.date.accessioned2022-04-26T19:59:06Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-26T19:59:06Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationDIANI, Pedro Emanoel Peres. Evasão no ensino superior: uma pesquisa exploratória. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7114-
dc.description.abstractIn the mid-1990s, with the work carried out by the Special Commission for Studies on Evasion in Brazilian Public Universities of the Ministry of Education and Culture (MEC), the topic of evasion in schools and universities began to draw more attention and concern in Brazil . Over time, entry and stay in a higher education institution has been facilitated by government actions, based on the understanding of their role in professional and citizen education; actions such as Decree nº 7,234 / 2010, where the National Student Assistance Plan (PNAEs) was instituted, were vital for the increase of university students in the country. However, due to the evasion problem caused by several reasons, Brazilian higher education was unable to avoid the exclusion of a significant group of students; thus, in order to favor the students' permanence in the academic space, researches that make it possible to know this evasion process are necessary. This work aims to address the issue of dropout in higher education, analyzing in an exploratory way the probable causes of this phenomenon in recent years. This is a qualitative research, with the Brazilian public university as its study universe, more specifically UNIPAMPA in the period after 2010; firstly, in the literature review, we sought to identify the multiple dimensions that influence evasion in higher education, understanding evasion in the context of UNIPAMPA, reflecting and questioning the possible causes of this phenomenon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectAmbiente universitáriopt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectUniversity environmentpt_BR
dc.titleEvasão no ensino superior: uma pesquisa exploratóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6796584925695876pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEm meados da década de 1990, com o trabalho realizado pela Comissão Especial de Estudos Sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o tema referente à evasão nas escolas e universidades começou a chamar mais atenção e preocupação no Brasil. Com o passar do tempo o ingresso e a permanência em uma instituição de ensino superior foi sendo facilitada pelas ações governamentais, partindo-se do entendimento de seu papel na formação profissional e cidadã; ações como o Decreto nº 7.234/2010 onde se institui o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAEs), foram vitais para o aumento de estudantes universitários no país. Porém, devido a problemática da evasão ocasionada por diversas razões, o ensino superior brasileiro não conseguiu evitar a exclusão de um significativo grupo de estudantes; desse modo, para favorecer a permanência dos estudantes no espaço acadêmico, pesquisas que possibilitem conhecer este processo de evasão são necessárias. Este trabalho possui por objetivo tratar da problemática da evasão no ensino superior, analisando de forma exploratória as prováveis causas deste fenômeno nos últimos anos. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como universo de estudo a universidade pública brasileira, mais especificamente a UNIPAMPA no período posterior a 2010; primeiramente, buscou-se, na revisão de literatura, identificar as múltiplas dimensões que influenciam a evasão no ensino superior, compreendendo a evasão no contexto da UNIPAMPA, refletindo e questionando as possíveis causas deste fenômeno.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

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