Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7105
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Metodologia para desenvolvimento de um aplicativo de física para auxílio em aulas do ensino superior |
Autor(es): | Freitas, Fernanda Luiz de |
Primeiro Orientador: | Rupp, Caroline Jaskulski |
Resumo: | A utilização de recursos multimídia em componentes curriculares estão cada vez mais presentes no cotidiano dos discentes e docentes do ensino superior. Os recursos como mapa mental, vídeos aulas, simulações, infográficos, podcasts, animações, experimentações e aplicativos têm sido utilizados como ferramenta para auxílio no desenvolvimento da aprendizagem, principalmente, durante o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid19. O uso de aplicativos em dispositivos móveis como smartphones se faz presente nas instituições de ensino, mostrando-se próspera e em constante evolução. Neste trabalho, desejamos demonstrar a viabilidade do uso de dispositivos móveis como o smartphone no auxílio nas aulas de Física através do desenvolvimento de um aplicativo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui, RS. Para analisar essa viabilidade empregamos aos discentes do Campus um questionário com vinte e sete perguntas e realizamos uma pesquisa sobre os diferentes aplicativos existentes para o ensino de Física. Além disso, começamos a construir e a desenvolver o aplicativo “FísicaPampa” específico para ser usado nas componentes curriculares de Física como auxílio no desenvolvimento da aprendizagem. O questionário de avaliação mostrou que a maioria dos discentes respondentes possuem idade entre 23 e 27 anos e fazem graduação no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Com relação às componentes de Física, temos que a maioria dos respondentes não estão matriculados em componentes de Física no semestre atual, mas já relataram terem cursado Física Geral ou Física. Em relação a viabilidade do aplicativo de Física, um total de 76% dos discentes indicam o uso desta ferramenta como positivo o uso de smartphones em sala de aula nas componentes de Física, conceituando como “bom” e “ótimo”. Além disso, na seção de resultados apresentamos as telas já construídas e desenvolvidas do aplicativo que exibem algumas das funcionalidades descritas na metodologia, projetadas no Figma. Com esse trabalho, pretendemos unir a tecnologia a favor de um ensino mais dinâmico, resultando na ampliação do estudo e na aprendizagem da ciência da Física de forma interativa. Após verificada e aceita a viabilidade desta proposta pretende-se disponibilizar seu software para outros Campi e até mesmo para outras Universidades brasileiras. |
Resumen : | The use of multimedia resources in curricular components is increasingly present in the everyday of students and teachers of higher education. Educational resources such as mind map, video lessons, simulations, info graphics, podcasts, animations, experiments and mobile applications have been use as a tool to aid in the development of learning, especially during remote education in the years 2020 and 2021 due to the pandemic of Covid-19. The use of applications on mobile devices such as smartphones is present in educational institutions, proving to be prosperous and constantly evolving. In this work, we want to demonstrate the feasibility of using mobile devices such as smartphones to support in physics classes by developing an educational application mobile at the Federal University of Pampa, campus Itaqui, RS. To analyze this feasibility, we applied a form with twenty-seven questions to the students of the campus and a research on the different apps for teaching Physics. In addition, we started to develop the mobile application “FísicaPampa” to be use in the curricular components of Physics as support in the development of learning. The evaluation form showed that most of the respondent students are between 23 and 27 years old, and study of Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology course. With respect to the Physics components, we have that most students are not register in Physics components in the current semester, but have already reported having attended General Physics or Physics. Regarding the feasibility of the Physics mobile app, 76 percent of students considers the use of smartphones in the classroom in the Physics components as positive, defining them as “good” and “great”. In addition, in the results section we present the screens developed in the application that show some of the features described in the methodology, projected in Figma. With this work, we intend to unite technology in favor of a more dynamic teaching, developing in the expansion of the study and in the learning of the science of Physics in an interactive way. After verifying and accepting the feasibility of this proposal, it is intend to make its software available to other Brazilian universities. |
Palabras clave : | Física Aplicativo Ensino Dinâmico Physics Mobile app Education University |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citación : | FREITAS, Fernanda Luiz de. Metodologia para desenvolvimento de um aplicativo de física para auxílio em aulas do ensino superior. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7105 |
Fecha de publicación : | 7-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Luiz de Freitas - 2021.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.