Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7093
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aprendizado colaborativo para a formação discente: o apoio aos ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Autor(es): Eduardo, Alison Fernando Jeronymo
Primeiro Orientador: Dalbianco, Vinicius Piccin
Resumo: Ingressar na universidade pública pode ser considerado um sonho para a maioria dos indivíduos. Podemos afirmar que o momento de conferir a lista de aprovados em um processo seletivo para efetuar a sua matrícula no ensino superior é cercado por muitas expectativas e dúvidas sobre como será sua trajetória acadêmica e, principalmente, os desafios que lhe espera nesta nova fase da vida, mas para alguns estudantes o ingresso na universidade não acontece de forma tranquila. O objetivo deste trabalho foi analisar as dificuldades dos ingressantes no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui e propor ações para apoiar a permanência dos estudantes na universidade. As Metodologias que foram utilizadas foram as pesquisas exploratória e descritiva. Utilizamos a pesquisa exploratória para efetuar a investigação sobre as dificuldades dos ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e a pesquisa exploratória foi utilizada quando o foco da pesquisa foi o material de apoio ao ingressante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, pois este material teve a intenção de ser uma cartilha de apoio ao ingressante do curso, esta cartilha levou o nome de “cartilha de apoio ao estudante do bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia”, que nada mais é que uma organização de temas importantes para a vida acadêmica dos estudantes. Os resultados obtidos demonstram as dificuldades enfrentadas pelos ingressantes no ensino presencial e no ensino remoto, com os ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal, descrevemos também as ações da equipe do projeto de extensão Universidade e Comunidade do acesso à permanência” que contribuíram para o desenvolvimento dos ingressantes do curso nos anos de 2019 e 2020.Verificou-se que as atividades de acolhimento aos estudantes ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia são ações de extrema importância para os discentes e também para a universidade, pois as atividades e ações desenvolvidas pela equipe do projeto resultaram em muitas interações que se traduziram em movimentos que colaboraram para um ambiente capaz de produzir trocas de experiência entre estudantes ingressantes e comunidade acadêmica (docentes, técnicos, estudantes e assistência estudantil) que atuava de forma colaborativa e de acolhimento. Neste sentido estas ações integram o coletivo no processo de recepção dos discentes por que trata-se de um momento marcante no rito de inserção dos indivíduos em um novo grupo social. E também que devemos valorizar esses indivíduos que trazem sentimentos como esperança, expectativas, dúvidas, medo, ansiedade entre outros.
Resumen : Entering the public university can be considered a dream for most individuals. We can affirm that the moment to check the list of approved students in a selection process to enroll in higher education is surrounded by many expectations and doubts about what will be his academic trajectory and especially the challenges that await him in this new phase of life, but for some students, entry to the university does not happen smoothly. The objective of this work is to analyze the difficulties of those entering the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology at the Federal University of Pampa, campus Itaqui and to propose actions to support the permanence of students at the university. The Methodologies that were used are exploratory and descriptive research, we used exploratory research to carry out the investigation on the difficulties of those entering the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology and the exploratory research was used when the focus of the research was the support material for the new student. of the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology, as this material is intended to be a primer to support the newcomer to the course, this primer bears the name “SUPPORT BOOK FOR THE STUDENT OF THE INTERDISCIPLINARY BACHELOR IN SCIENCE AND TECHNOLOGY”. That is nothing more than an organization of important themes for the academic life of the respective student.The results obtained demonstrate the difficulties faced by those entering the classroom and remote education, we describe the construction of support material for those entering the Interdisciplinary Bachelor in Science and Technology at the Federal University, we also describe the actions of the University extension project team. and the Community of access to permanence ”.which contributed to the development of the students entering the course in the years 2019 and 2020. We conclude that the welcoming activities for students entering the Interdisciplinary Bachelor in Science and Technology are extremely important actions for students and also for the university, because the activities and actions developed by the project team resulted in many interactions that translated into movements that collaborated for an environment that was capable of producing exchanges of experience between incoming students and the academic community (teachers, technicians, students and assistance and student) that acted in a collaborative and welcoming manner in this in this sense, these actions integrate the collective in the process of receiving students because it is a remarkable moment in the rite of insertion of individuals in a new social group. And also that we must value these individuals bring feelings like hope, expectations, doubts, fear, anxiety, among other feelings rite of insertion of individuals in a new social group. And also that we must value these individuals who bring feelings like hope, expectations, doubts, fear, anxiety, among others.
Palabras clave : Bacharelado interdisciplinar
Ações colaborativas
Universidade pública
Interdisciplinary bachelor
Collaborative actions
Public university
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citación : EDUARDO, Alison Fernando Jeronymo. Aprendizado colaborativo para a formação discente: o apoio aos ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7093
Fecha de publicación : 11-dic-2020
Aparece en las colecciones: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alison Fernando Jeronymo Eduardo - 2020.pdf9.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.