Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7089
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de metodologias tradicionais e tecnologia educacional digital aplicada à leitura e escrita: um estudo prático no município de Itaqui-RS
Autor(es): Ferner, Maristiane Oliveira da Luz
Primeiro Orientador: Galafassi, Fabiane Flores Penteado
Coorientador: Galafassi, Cristiano
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo prático com abordagem quali-quanti realizado com duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, no qual metodologias tradicionais de sala de aula foram mescladas com recursos digitais e aplicados no contexto de Alfabetização e Letramento. Este estudo teve como principal objetivo avaliar o uso destas práticas educativas enquanto apoio pedagógico a língua escrita no processo de alfabetizar letrando. Quanto aos procedimentos técnicos, pode ser definido como quase experimental, pois, se trabalhou empiricamente com grupos de estudos de comparação e não aleatórios por um curto período de tempo. Aliado a isso, buscou-se também, compreender o papel do professor que alfabetiza, analisando os métodos tradicionais de alfabetização e propor a utilização adequada do uso de recursos digitais que norteiam essa prática. Com relação aos resultados obteve-se pontos significativos no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Já com relação a interpretação de texto os resultados não mostraram mudanças consideráveis. No entanto, mesmo assim ainda é possível afirmar que o uso orientado de tecnologias digitais pode ser benéfico para a educação contemporânea no período de alfabetização.
Abstract: The present work presents a practical study with qual and quant research approach conducted with two classes of the 2nd year of Elementary School, in which traditional classroom methodologies were merged with digital resources and applied in the context of Literacy and Literacy. This study aimed to evaluate the use of these educational practices as pedagogical support to the written language in the process of literacy. As for the technical procedures, it can be defined as quasiexperimental, since it worked empirically with non-randomized comparative study groups for a short period of time. Allied to this, we also sought to understand the role of the teacher who teaches literacy, analyzing the traditional methods of literacy and propose the appropriate use of digital resources that guide this practice. Regarding the results, significant points were obtained in the development of reading and writing skills. Regarding text interpretation, the results did not show considerable changes. However, it is still possible to state that the targeted use of digital technologies can be beneficial for contemporary education in the literacy period.
Palavras-chave: Alfabetização
Práticas pedagógicas
Letramento
Literacy
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: FERNER, Maristiane Oliveira da Luz. O uso de metodologias tradicionais e tecnologia educacional digital aplicada à leitura e escrita: um estudo prático no município de Itaqui-RS. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7089
Data do documento: 20-Nov-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maristiane Oliveira da Luz Ferner - 2019.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.