Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7085
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tendências na construção de assinaturas visuais contemporâneas: análise do redesign das marcas Mastercard, Netflix e Ups
Autor(es): Mendes, Luiz Felipe dos Santos
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Lima, Denise Aristimunha de
2° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: A proposta desta pesquisa é, dentro da cultura visual, analisar como as tendências de design estão constituindo as assinaturas visuais contemporâneas nos processos de redesign através das marcas Mastercard, Netflix e UPS. A proposta foi realizada a partir das seguintes etapas: relacionar os conceitos de tendência e design ao universo das assinaturas visuais e da prática do redesign; definir, a partir de revisão teórica, os principais tipos de assinaturas visuais contemporâneas e seus regramentos básicos; comparar as tendências da produção de assinatura visual em sua evolução no redesign em cada uma das marcas selecionadas; comparar as tendências das produções de assinaturas visuais entre as marcas selecionadas; discutir quanto e como essas tendências se relacionam com a constante redução de elementos. Com relação ao embasamento teórico, adotamos noções importantes que nos ajudaram a entender esse universo das tendências de design de assinaturas visuais, com os autores: Wheeler (2008), Caldas (2004), Strunck (2001), Villas-Boas (2007), Williams (1995) e Dondis (2015), esse último que contribui no trabalho com a metodologia sob a qual foi realizada a análise do nosso objeto de pesquisa. Essa metodologia propõe a análise de imagem a partir de elementos básicos, como ponto, linha, forma, cor, tom, movimento e outros, da linguagem visual, assim como sua contribuição no sentido da mensagem do produto final. Também analisamos a tipografia como um dos elementos compositores da assinatura visual, e para isso, complementamos a análise com pontos discutidos por Williams (1995). Aplicamos a metodologia na análise às assinaturas visuais das marcas Mastercard, Netflix e United Parcel Service, pois assumimos que, por serem empresas grandes em capital financeiro, exercem influência sobre as outras organizações assim como, também, retratam as tendências existentes no mercado de design de assinaturas visuais. Fomos capazes de identificar duas tendências dentro das construções de assinaturas visuais contemporâneas: a tendência de redução de elementos (principalmente os descritivos de natureza da empresa) e a tendência de flexibilização para o uso de mais de uma assinatura visual simultaneamente (mais relacionado à presença digital destas organizações).
Resumen : The purpose of this research is, within the visual culture, to analyze how design trends are constituting contemporary visual signatures in redesign processes through the Mastercard, Netflix and UPS brands. The proposal was based on the following steps: relating the concepts of trend and design to the universe of visual signatures and the practice of redesign; define, based on a theoretical review, the main types of contemporary visual signatures and their basic rules; compare trends in visual signature production in its evolution in redesign in each of the selected brands; compare trends in visual signature productions among selected brands; discuss how much and how these trends relate to the constant reduction of elements. Regarding the theoretical basis, we adopted important notions that helped us understand this universe of visual signature design trends, with the authors: Cauquelin (2005), Wheeler (2008), Caldas (2004), Strunck (2001), Villas-Boas (2007), Williams (1995) and Dondis (2015), the latter contributing to the work with the methodology under which the analysis of our research object was carried out. This methodology proposes the analysis of the image from basic elements, such as point, line, shape, color, tone, movement and others, of the visual language, as well as its contribution towards the message of the final product. We also analyzed typography as one of the compositional elements of the visual signature, and for that, we complement the analysis with points discussed by Williams (1995). We applied the methodology in the analysis to the visual signatures of the Mastercard, Netflix and United Parcel Service brands, as we assume that, as they are large companies in financial capital, they influence other organizations as well as portray the existing trends in the design market of visual signatures. We were able to identify two trends within the constructions of contemporary visual signatures: the tendency to reduce elements (mainly descriptive of the nature of the company) and the tendency to flexibilize for the use of more than one visual signature simultaneously (more related to the digital presence of these organizations).
Palabras clave : Comunicação em design
Marca de produtos
Comunicação visual
Publicidade
Communication in design
Product brand
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : MENDES, Luiz Felipe dos Santos. Tendências na construção de assinaturas visuais contemporâneas: análise do redesign das marcas Mastercard, Netflix e Ups. 2022. 47 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7085
Fecha de publicación : 17-mar-2022
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luiz Felipe dos Santos Mendes 2022.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.