Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7080
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Google Earth: potencialidades para o jornalismo a partir da geografia da comunicação
Autor(es): Rocha, Sarah Christine Gonçalves
Primeiro Orientador: Baccin, Alciane Nolibos
1° Membro da banca: Belochio, Vivian de Carvalho
2° Membro da banca: Sousa, Paulo Victor Barbosa de
Resumo: Os mapas são recursos utilizados para localização desde o início das civilizações, com o objetivo de facilitar a vida da sociedade. Com o avanço tecnológico, novos recursos de localização foram criados, como é o caso de mapas virtuais, gerados a partir de satélites. Apesar de parecer apenas uma representação espacial do globo terrestre, a criação de mapas envolve questões como escalas que dependem da superfície a ser publicada e até de questões políticas e sociais, por isso, mapas vão muito além de representações do real. Com a tecnologia dos satélites, a captura de imagens muito mais próximas da realidade mudaram algumas perspectivas geográficas ao longo dos anos. Este processo se intensificou com a internet e os programas de geolocalização. Além disso, não foi só a Geografia que foi beneficiada com a tecnologia, no jornalismo, o digital surge como outro meio de informação com a possibilidade que novas narrativas jornalísticas sejam construídas. Nesse espaço, o Google Earth surge como uma possibilidade de se investir para a construção de narrativas jornalísticas. Nossa pergunta norteadora visa investigar de que forma o Google Earth pode potencializar as narrativas jornalísticas e construir outras perspectivas espaciais mais próximas à realidade social. Para isso, definimos como principal objetivo identificar as potencialidades do Google Earth para contextualizar as narrativas jornalísticas e, assim, construir a realidade. A perspectiva metodológica que adotamos é o Estudo de Caso como Ilustração para compreender como cinco produtos jornalísticos fizeram uso do Google Earth. Por fim, chegamos a algumas considerações que nos apontam que o Google Earth pode ser usado para relatar o acontecimento jornalístico de maneira mais contextualizada, inovadora e cativante ao consumidor e ao mesmo tempo levando o leitor/usuário da informação até o local dos fatos de maneira mais próxima à realidade retratada.
Abstract: Maps are resources used for location since the beginning of civilizations, with the aim of making life easier for society. With technological advances, new location resources were created, such as virtual maps generated from satellites. Despite seeming just a spatial representation of the globe, the creation of maps involves issues such as scales that depend on the surface to be published and even political and social issues, so maps go far beyond representations of reality. With satellite technology, the capture of images much closer to reality has changed some geographical perspectives over the years. This process has intensified with the internet and geolocation programs. In addition, it was not only Geography that benefited from technology, in journalism, digital appears as another means of information with the possibility that new journalistic narratives are built. In this space, Google Earth emerges as a possibility to invest in the construction of journalistic narratives. Our guiding question aims to investigate how Google Earth can enhance journalistic narratives and build other spatial perspectives closer to social reality. For this, we defined as main objective to identify the potential of Google Earth to contextualize journalistic narratives and, thus, build reality. The methodological perspective we adopted is the Case Study as an Illustration to understand how five journalistic products made use of Google Earth. Finally, we come to some considerations that show us that Google Earth can be used to report the journalistic event in a more contextualized, innovative and captivating way to the consumer and at the same time taking the reader/user of the information to the place of the facts in a more contextualized way. closer to the reality portrayed.
Palavras-chave: Mídia digital
Jornalismo
Comunicação
Google Earth
Digital media
Journalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: ROCHA, Sarah Christine Gonçalves. Google Earth: potencialidades para o jornalismo a partir da geografia da comunicação. 2022. 58 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7080
Data do documento: 18-Mar-2022
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sarah Christine Gonçalves Rocha 2022.pdf3.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.