Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/706
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A mostra interdisciplinar e suas tecnologias da escola estadual de ensino médio Barão de Aceguá (RS): potencialidades para a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza |
Autor(es): | Santos, Hélen Giorgis |
Primeiro Orientador: | Voss, Dulce Mari da Silva |
Resumo: | Nesta Monografia de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação e Diversidade Cultural apresento a pesquisa e o estudo que fiz sobre a temática “A interdisciplinaridade no ensino da Área das Ciências da Natureza: o caso da Mostra Interdisciplinar e suas Tecnologias na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Aceguá, RS”. Desde 2011, atuo nessa escola como professora do Ensino Médio nos componentes curriculares de Química e Física e na organização desta Mostra. Busquei, assim, compreender o processo de ensino e aprendizagem vivenciado na perspectiva de uma ação interdisciplinar. A interdisciplinaridade ainda representa um grande desafio para nós educadores/as e, por isso, resolvi pesquisar tal temática a partir da minha própria experiência, realizando um Estudo de Caso sobre a Mostra Interdisciplinar e o trabalho que venho desenvolvendo na Área das Ciências da Natureza. Nesta pesquisa adotei como metodologia a discussão da temática em grupos focais formados pelas turmas do terceiro ano do Ensino Médio e a análise documental de textos produzidos por esses/as estudantes. Investiguei o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido, as possíveis articulações entre os componentes curriculares da referida Área que encaminhariam para a construção de um trabalho interdisciplinar, princípios e estratégias para atender as expectativas e necessidades de aprendizagem dos/as estudantes do Ensino Médio no contexto da referida escola. Conclui que, com a Mostra estamos construindo uma possibilidade de trabalho interdisciplinar na Área das Ciências da Natureza, pois, através de um trabalho contínuo e conjunto temos planejado cada edição anual da Mostra no sentido de criar práticas de experimentação que integrem os componentes curriculares de Química, Física, Biologia e Matemática, buscando superar a visão epistemológica de fragmentação dos conhecimentos que marca a organização dos currículos e o trabalho pedagógico nas escolas com o paradigma científico da Modernidade. Neste processo complexo e desafiador, destacase a atuação dos estudantes, o que tem contribuído para a construção de um processo de ensino e aprendizagem interativo e motivador tanto para mim quanto para os discentes que se envolvem na organização e realização da Mostra Interdisciplinar e suas Tecnologias. |
Abstract: | In this conclusion monograph of the postgraduate specialization in Education and Cultural diversity, I present the research and study I have done on the theme: “The interdisciplinary approach in Natural Sciences teaching: the case of the Interdisciplinary Exhibition and its Technologies at Barão de Aceguá High School, RS. Since 2011, I work at the school as a Chemistry and Physics high school teacher and in the organization of the exhibition. The interdisciplinary approach is still a big challenge for teachers, hence, I decided to research this theme and ally my experience in this Case Study about the Interdisciplinary Exhibition and the work I have been doing in the Natural Sciences area. The theme’s discussion by focal groups and the documental analysis of texts were adopted as the methodology in this research and the third-year high school students performed them. I have investigated the pedagogical work being developed, the possible connections between the curriculum components of the referred area, which would lead to a construction of an interdisciplinary work, principles and strategies to meet the expectations and learning needs of the high school students in the context of our school. I concluded that with the exhibition we are building a possibility of interdisciplinary work in the natural sciences area, because, through a continuous and synchronized work we have been planning every annual edition of the exhibition in order to create experimental practices that integrate Chemistry, Physics, Biology and Mathematics, seeking to overcome the epistemological vision of fragmentation of knowledge that marks the organization of curricula and pedagogical work in school with the scientific paradigm of modernity. In this complex and challenging process, the students work is highlightedand has contributed to the construction of a teaching and learning interactive process which motivates both the students and the teachers who are involved in organizing and hosting of the Interdisciplinary Exhibition and its Technologies. |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Mostra interdisciplinar e suas tecnologias Área das ciências da natureza Currículo Ensino e aprendizagem Interdisciplinary Interdisciplinary exhibition and its technologies Natural sciences Curriculum Teaching and teaching |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/706 |
Data do documento: | 20-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Diversidade Cultural |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa Hélen Giorgis.pdf | Monografia apresentada ao Programa de PósGraduação Lato Sensu Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação e Diversidade Cultural | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons