Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/704
Tipo: | Dissertação |
Título : | Uma sequência didática sobre calor e temperatura em uma visão microscópica para licenciandos em pedagogia |
Autor(es): | Machado, Heidimar França |
Primeiro Orientador: | Guadagnini, Paulo Henrique |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo conceber, implementar e avaliar uma sequência didática sobre os conceitos de calor e temperatura em uma abordagem microscópica para estudantes do curso de Pedagogia em um contexto da história da ciência. A sequência didática foi concebida combinando atividades de simulação computacional que foram adaptadas do Projeto Molecular Workbench evidenciando aspectos microscópicos dos conceitos de calor e temperatura, atividades concretas de construção de modelos moleculares com recursos de baixo custo, bem como atividades com painéis de linha do tempo da história da ciência para o conceito de calor. A sequência didática foi implementada no segundo semestre do ano letivo de 2014 com uma turma de 33 estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira, no âmbito do componente curricular de História da Ciência. Para a coleta de dados, o estudo utiliza um instrumento disponível na literatura para avaliar as concepções dos estudantes sobre ciência, modelo e modelagem científica, e um teste de conhecimento de múltipla escolha com questões adaptadas da literatura para avaliar as concepções sobre calor e temperatura, ambos administrados antes da implementação didática. O estudo também utiliza um teste disponível na literatura sobre motivação para aprender e um questionário com questões abertas sobre átomo e molécula, ambos administrados antes e após a implementação didática, bem como guias de atividades com simuladores computacionais e painéis da linha do tempo sobre a história do conceito de calor desenvolvidos pelos participantes durante a prática pedagógica. A análise dos resultados sobre concepções de ciência, modelo e modelagem científica indicou que a concepção predominante dos participantes antes da implementação da proposta é empirista indutivista para o fazer científico. A análise dos resultados do teste de conhecimento sobre os conceitos de calor e temperatura foi realizada com base nas concepções dos participantes segundo as visões não racionalista e racionalista, indicando que os participantes apresentaram predominantemente uma concepção não racionalista para os conceitos de calor e temperatura antes da implementação da proposta. A análise das respostas aos guias de atividades com simulação computacional desenvolvidas pelos participantes durante a aplicação da proposta para os conceitos de calor e temperatura mostrou avanço dentro do perfil conceitual. O relato apresentado com base na observação do pesquisador durante a prática pedagógica indicou que a construção da linha do tempo proporcionou uma visão mais próxima do fazer científico, bem como o uso dos simuladores computacionais oportunizou a construção dos conceitos de calor e temperatura em uma abordagem microscópica, permitindo facilitar a compreensão do conceito de calor como um processo de transferência de energia entre duas amostras. O teste de hipótese para a motivação para aprender dos participantes indicou que não houve melhoria estatisticamente significativa na motivação para aprender com a aplicação da proposta. A sequência didática desenvolvida constitui o produto educacional desta dissertação e pode contribuir para melhoria do ensino dos conceitos de calor e temperatura no contexto da história da ciência. |
Resumen : | This study aims to design, implement and evaluate a teaching sequence on the concepts of heat and temperature on a microscopic approach to undergraduate students in Pedagogy course in a context of history of science. The didactic sequence was designed combining computer simulation activities that were adapted from the Molecular Workbench Project showing microscopic aspects of the concepts of heat and temperature, concrete activities to build molecular models with low cost resources and activities with the timeline panels of history of science to the heat concept. The didactic sequence was implemented in the second semester of the school year 2014 with a class of 33 students of the Pedagogy course at a Brazilian public university, in the curricular component of the History of Science. For data collection, the study uses an tool available in the literature to assess the conceptions of students about the scientific work and scientific modeling, and a multiple-choice knowledge test with questions adapted from the literature to assess the conceptions of heat and temperature, both administered before didactic implementation. The study also uses a test available in the literature on motivation to learn and a questionnaire with open questions about atom and molecule, both administered before and after the didactic implementation, as well as computer simulation activity guides and timeline panels of history of heat concept developed by the participants during teaching practice. Analysis of results on conceptions of science, model and scientific modeling has indicated that the prevailing conception of the participants prior to the implementation of the proposal is empiricist inductivist for scientific work. Analysis of the results of the knowledge test on the concepts of heat and temperature was based on the ideas of the participants according to the non-rational and rationalist views, indicating that participants mostly had a non-rationalist conception for heat and temperature concepts before implementation the proposal. Analysis of responses to activity guides with computer simulation developed by the participants during the implementation of the proposal for the concepts of heat and temperature showed improvement within the conceptual profile. The report presented based on observation of the researcher during the pedagogical practice indicated that the construction of timeline provided a closer view of the scientific work and the use of computer simulations provided an opportunity to construction of heat and temperature concepts in a microscopic approach allowing easier understanding of the concept of heat as a process of energy transfer between two samples. The hypothesis test for the motivation to learn of the participants indicated that there was no statistically significant improvement in motivation to learn from the implementation of the proposal. The didactic sequence developed is the educational product of this work and can contribute to improving the teaching of heat and temperature concepts in the context of the history of science. |
Palabras clave : | Calor e temperatura História da ciência Ensino de ciências Tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências Concepções epistemológicas Heat and temperature History of science Science teaching Information and communication technologies in science teaching Epistemological conceptions |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/704 |
Fecha de publicación : | 8-nov-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HEIDIMAR_FRANCA_MACHADO.pdf | Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências | 5.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons