Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7007
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A abordagem da mudança linguística no livro didático de Língua Portuguesa
Autor(es): Oliveira, Rosana Corrêa de
Primeiro Orientador: Simioni, Taíse
1° Membro da banca: Simioni, Taíse
2° Membro da banca: Silva, Helén Cristina da
3° Membro da banca: Silva, Thiago Santos da
Resumo: O presente trabalho apresenta a análise feita em livros didáticos de língua portuguesa da rede pública de ensino do município de Bagé/RS, com relação à abordagem da mudança linguística. O trabalho tem como objetivos: observar se há uma discussão ou não sobre o conceito de mudança linguística; verificar se é feita a relação de mudança com a variação linguística; analisar quais exemplos de mudança linguística são apresentados. Os procedimentos teórico-metodológicos estão fundamentados nos princípios da Sociolinguística Variacionista e nas contribuições da sociolinguística para o ensino. Com relação aos resultados, de cinco livros analisados conforme os objetivos propostos, quatro deles abordam a mudança linguística, ainda que de forma superficial, nenhum deles estabelece a relação entre a variação e a mudança, e três deles apresentam exemplos de mudança. Diante dos resultados da análise, é válido ressaltar a importância da inclusão deste assunto no meio escolar, trazendo para os materiais didáticos discussões mais aprofundadas referentes à mudança linguística.
Resumen : This paper presents the analysis made in Portuguese-language textbooks from the public school in the city of Bagé/RS, concerning the approach given to linguistic change. The paper aims at: observing whether there is a discussion about the concept of linguistic change; verifying if the relation between linguistic change and linguistic variation is made; analyzing what examples of linguistic change are presented. The theoretical-methodological procedures are based on the principles of variationist sociolinguistics and on the contributions of sociolinguistics to the field of teaching. In relation to the results, from five analyzed books according to the proposed objectives, four of them approach linguistic change, albeit superficially, none of them establishes the relation between variation and change, and three of them present examples of change. Given the results of the analysis, it is valid to highlight the importance of the inclusion of this matter in the school environment, bringing more elaborated discussions about linguistic change to the teaching materials.
Palabras clave : Mudança linguística
Variação linguística
Livros didáticos
Linguistic change
Linguistic variation
Textbooks
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : OLIVEIRA, Rosana Corrêa de. A abordagem da mudança linguística no livro didático de Língua Portuguesa. 35 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7007
Fecha de publicación : 18-mar-2022
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_II___Rosana_Oliveira___versao_final.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.