Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6990
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Proposta de intervenção sobre o fenômeno variável da Concordância Nominal a partir dos três eixos para o ensino de gramática |
Autor(es): | Diogo, Julia da Rosa |
Primeiro Orientador: | Simioni, Taíse |
1° Membro da banca: | Simioni, Taíse |
2° Membro da banca: | Silva, Hélen Cristina da |
3° Membro da banca: | Silva, Thiago Santos da |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo abordar o fenômeno variável da concordância nominal entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, visando elaborar uma proposta pedagógica apoiada nos três eixos para o ensino de gramática propostos por Vieira (2017), a saber: (i) o ensino de gramática como atividade reflexiva (FRANCHI, 2006), (ii) o ensino de gramática relacionado à produção de sentidos (NEVES, 2021; PAULIUKONIS, 2008) e (iii) o ensino de gramática relacionado a variação e normas (VIEIRA, 2017). A proposta tem por objetivo possibilitar uma reflexão e análise da variação linguística com ênfase na concordância nominal com base nos três eixos para o ensino de gramática. Neste trabalho é feita uma avaliação com um olhar mais subjetivo sobre a própria experiência de elaboração da proposta, por meio de registros de dados feitos em um diário reflexivo, com a finalidade de avaliar se a proposta pedagógica conseguiria dar conta de alcançar todos os objetivos que permeiam um ensino de concordância nominal contextualizado e eficiente. Ao longo deste trabalho, foi possível atingir os objetivos propostos, a partir de atividades que intercalaram os três eixos para o ensino de gramática. Como conclusão tem-se a relevância do trabalho com os três eixos para o ensino de gramática, tendo como ponto de partida a abordagem reflexiva, atravessando a competência textual para a produção de sentidos e, assim, chegando à questão da variação linguística. Esse é um trabalho que se propõe ir além do ensino mecânico e realmente fazer sentido na vida do aluno, além de contribuir para a sua formação e para o maior aprimoramento das suas capacidades linguísticas. |
Resumen : | The present work aims to address the variable phenomenon of nominal agreement among 6th grade Elementary School students, aiming at elaborating a pedagogical proposal supported by the three axes for grammar teaching proposed by Vieira (2017), namely: (i) grammar teaching as a reflexive activity (FRANCHI, 2006), (ii) grammar teaching related to meaning production (NEVES, 2021; PAULIUKONIS, 2008) and (iii) grammar teaching related to variation and norms (VIEIRA, 2017). The proposal aims to enable a reflection and analysis of linguistic variation with emphasis on nominal agreement based on the three axes for grammar teaching. In this paper, an evaluation is made with a more subjective look at the experience of the elaboration of the proposal, by means of data records made in a reflective diary, with the purpose of evaluating if the pedagogical proposal would be able to reach all the objectives that permeate an efficient and contextualized teaching of nominal agreement. Throughout this work, it was possible to reach the proposed objectives with activities that intersperse the three axes of grammar teaching. The conclusion is the relevance of the work with the three axes for grammar teaching, having as a starting point the reflexive approach, crossing the textual competence to the production of meanings and, thus, arriving at the question of linguistic variation. This is a work that intends to go beyond mechanical teaching and really make sense in the student's life, besides contributing to their education and to the further improvement of their linguistic skills. |
Palabras clave : | Concordância nominal Variação linguística Três eixos Ensino de gramática Nominal agreement Linguistic variation Three axes Grammar teaching |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | DIOGO, Julia da Rosa. Proposta de intervenção sobre o fenômeno variável da Concordância Nominal a partir dos três eixos para o ensino de gramática. 144 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6990 |
Fecha de publicación : | 14-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___JULIA_DIOGO_versao_final.pdf | 3.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.