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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade das coordenadas topográficas em diferentes métodos de topografia de precisão
Autor(es): Gudolle, Fabiane Monzon
Primeiro Orientador: Oliveira, Marcelo Jorge de
Coorientador: Oliveira, Leydimere Janny Cota
Resumo: A Topografia pode ser definida como a ciência que estuda métodos e procedimentos para se obter as coordenadas planialtimétricas (x,y,z). Em tempos remotos a Topografia era utilizada apenas para a demarcação de terrenos, porém com o avanço da tecnologia sua aplicação deixou de ser restrita apenas para esta finalidade sendo aplicada em diversas áreas que requerem uma Topografia de precisão. Em todos os tipos de observações ocorrem erros, denominados grosseiros, sistemáticos e aleatórios, dentre os erros sistemáticos podem-se citar o erro de verticalidade do aparelho e o erro de colimação do limbo, os quais podem ser corrigidos utilizando o método das direções e utilizando o procedimento com as leituras nas posições direta (PD) e inversa (PI). Neste contexto, o principal objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade das coordenadas topográficas em diferentes métodos de Topografia de Precisão, são eles: triangulação com dois e três ângulos conhecidos, poligonação, trilateração com os três lados conhecidos e trilateração com os três lados e um ângulo conhecidos. Neste trabalho também foi avaliada a influência da centragem forçada na precisão das coordenadas topográficas. Os testes t de Student, o teste F e o teste de Scheffé foram aplicados para verificar a significância estatística da variabilidade das coordenadas. Com um nível de significância de 5% observou-se que os métodos avaliados apresentaram influência na variabilidade das coordenadas topográficas obtidas. A utilização da centragem forçada na linha base foi significativa em apenas 40% das amostras, entretanto para uma melhor averiguação da influência da centragem forçada na qualidade das coordenadas sugere-se que em estudos futuros todos os pontos possuam centragem forçada.
Abstract: The Topography can be defined as the science of methods and procedures for obtaining the planialtimetrics coordinates (x, y, z). In the beginning, the Topography was used only for the demarcation of land, but with the advancement of technology, implementation is no longer restricted just for this purpose being applied in several areas that require Precision Topography. In all types of observations errors occur, denominated coarse, systematic and random among the systematic errors can cite the instrument vertical error and the limbus collimation error, which can be corrected using the Directions’ Method and the angular reading in direct (PD) and reverse (PI) positions. In this context, the main objective of this study is to evaluate the quality of topographical coordinates by different methods of Precision Topography, they are: triangulation with two and three known angles, traverse, trilateration with three known sides and trilateration with three sides and one known angle. This work also evaluated the influence of forced centering on the accuracy of the topographic coordinates. The Student t test, F test and the Scheffé test were applied to check the statistical significance of the variability of the coordinates. With a significance level of 5% was observed that the evaluated methods had influence on the variability of topographic coordinates obtained. The use of forced centering at baseline was significant in only 40% of the samples, however to better investigate the influence of the forced centering quality of the coordinates is suggested that in future studies all points will have forced centering.
Palavras-chave: Levantamento topográfico
Variabilidade das coordenadas
Teoria dos erros
Topographic surveys
Variability of coordinates
Errors theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: GUDOLLE, Fabiane Monzon. Qualidade das coordenadas topográficas em diferentes métodos de topografia de precisão. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6960
Data do documento: 24-Jun-2015
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

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