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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul: os reflexos da política educacional de Brizola no município de Bagé/RS
Autor(es): Rodrigues, William Godinho de
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
Resumo: A presente pesquisa pretende analisar se o processo de construção de escolas municipais primárias ocorridas nos governos municipais de Abib Ieffet (PTB), João Batista Fico (PTB) e Camilo Gomes (PSD) no período de 1959-1963 foram implantadas pela iniciativa particular dos governos municipais ou devem-se ao alinhamento político-educacional ao governo estadual de Leonel de Moura Brizola (1959-1963), na compreensão deste processo políticopedagógico usou-se como fonte principal de pesquisa o jornal Correio do Sul do Município de Bagé/RS. Os materiais foram analisados pela metodologia da análise documental e embasadas pela perspectiva teórica dialética, buscando compreender o dito e o não dito das fontes analisadas. No recorte temporal, ainda encontramos o projeto educacional promovido pelo governo estadual intitulada: “Plano de Emergência de Expansão do Ensino Primário”, cujo lema precedia qualquer apresentação do plano: “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”. Inseridos nesta lógica encontrava-se também o “Plano das Duas Mil”, referente à construção de escolas no biênio 1960-1961, onde o ano de 1961 é chamado de “O Ano da escolarização”, que será determinante para a avaliação do impacto do processo de construção das chamadas brizoletas ou escolinhas do Brizola no município de Bagé. Através do jornal pesquisado observou-se que diretrizes do Governo Estadual foram cumpridas, contudo falhas na execução de projetos foram identificadas mesmo Bagé, assim como ficou claro que as mudanças do Executivo Municipal afetaram positivamente o crescimento da expansão primária municipal com a intervenção do Deputado Justino Quintana à frente da Secretaria de Educação e Cultura.
Resumen : This research aims to analyze the process of construction of primary public schools occurred in the municipal governments of Abib Ieffet (PTB), João Batista Fico (PTB) and Camilo Gomes (PSD) in the 1959-1963 period were implemented by private initiative of governments municipal or are due to the political and educational alignment to the state government of Leonel de Moura Brizola (1959-1963), the understanding of this political-pedagogical process was used as the main source of research the Correio do Sul newspaper in the city of Bagé/RS. The materials were analyzed by the method of document analysis and informed by theoretical dialectical perspective, trying to understand the said and the unsaid of the analyzed sources. The time frame, we still find the educational project promoted by the state government entitled "Plan of Education Expansion Emergency Primary", whose motto preceded any plan presentation: "No child without school in Rio Grande do Sul." Entered this logic was also in the "Plan of Two Thousand" for the construction of schools in the 1960-1961 biennium, where the year 1961 is called "The Year of schooling", which will be crucial for assessing the impact of process of building brizoletas calls or academies of Brizola in the municipality of Bagé. Through the newspaper researched it was observed that the State Government guidelines have been met, but fail to execute projects were identified even Bagé , as it became clear that the changes in the municipal executive positively affected the growth of the municipal primary expansion with Mr. Justin Quintana ahead of the Department of Education and Culture.
Palabras clave : Educação
Políticas públicas educacionais
Escolas municipais primárias
História da educação de Bagé
Education
Educational public policy
Primary municipal schools
History of Bagé of education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/695
Fecha de publicación : 30-nov-2015
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação e Diversidade Cultural

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