Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/694
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Inclusão: um desafio ao profissional da educação Inclusion: a challenge for the education professional |
Autor(es): | Ribas, Silvani Staudt |
Primeiro Orientador: | Dias, Lisete Funari |
Resumo: | Esta pesquisa busca elementos que possibilitem responder questões relacionadas à realidade dos educadores da rede básica de ensino, do município de Uruguaiana-RS, vinculados a Educação Inclusiva. São questões tais como: há preparação, curso ou treinamento que os qualifique a trabalhar adequadamente com os alunos “inclusos”? Quais práticas de atendimento estão sendo adotadas por eles? Há suporte e assistência fornecida pela escola? Quais são as principais dificuldades enfrentadas por eles? São questões pertinentes de serem discutidas para significar o cotidiano destes profissionais. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento das possíveis implicações e situações encontradas pelos profissionais da educação em seu cotidiano profissional com relação aos alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam o ensino regular. Deste modo, pretende-se traçar os principais desafios encontrados por estes educadores. O tipo de abordagem metodológica para responder as questões de pesquisa foi o estudo de caso, envolvendo coleta de amostras através de um questionário aplicado a 23 profissionais em uma escola particular, três escolas da rede municipal e duas escolas da rede estadual. Procurou-se nas respostas aos questionamentos traçar um retrato das principais características dos profissionais, dos alunos de educação especial e das instituições de ensino participantes da pesquisa. A partir dos dados adquiridos, foi possível traçar o perfil da Educação Inclusiva neste município e concluir que há certa restrição na disseminação de recursos humanos qualificados e capacitados para atuar no ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. |
Resumen : | This research looks for elements to answer questions related to the reality of basic school teachers in Uruguaiana-RS, such as: Are there any preparation, course or training that qualifies them to work properly with the included students? Which are the attempting practices being adopted by them? Are support and assistance provided by the school? Which are the main difficulties faced by them? These are relevant issues to be discussed to add a meaning of these professionals. The aim of this study is to survey the possible implications and situations named by the teachers related to their students with special educational needs, tracing the main challenges faced by teachers while working in the regular classes with included students. The methodological approach to answer this research questions was the case study that involves sample collection through a questionnaire applied on 23 education professionals of a private school, 3 municipal schools and 2 stately schools. It is expected to set the main characteristics of professionals, special education students and also institutions throughout this research. With the acquired data, it was possible to trace the profile of Inclusive Education in this city and conclude that there is some restriction on the dissemination of qualified and trained human resource to teach students with special educational needs. |
Palabras clave : | Educação especial Inclusão escolar Special Education Challenge of Inclusion |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/694 |
Fecha de publicación : | 2014 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVANI STAUDT RIBAS.pdf | 211.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons