Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6947
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A problemática da retenção nas componentes curriculares de física na Universidade Federal do Pampa campus Itaqui-RS |
Autor(es): | Chaves, Fábio Diniz |
Primeiro Orientador: | Moreira, Virnei Silva |
Resumo: | O presente estudo buscou entender o problema das componentes curriculares de física na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus da cidade Itaqui, estado do Rio Grande do Sul, estabelecendo uma correlação entre ensino médio e ensino superior e suas problemáticas, contextualizando com todas as partes envolvidas alunos e professores do ensino médio e discentes e docentes do ensino superior, neste processo de formação e consolidação do conhecimento. Utilizou-se questionários para professores e alunos de ambos segmentos, dados de secretarias escolares e acadêmica. Para está pesquisa elaborou-se dois testes que envolvem os conceitos de física aplicados ao aluno do ensino médio para constatar se os mesmos têm o conhecimento dos conceitos básicos de física foram aprendidos durante sua formação na educação básica. Pode-se verificar o alto índice de retenção nas componentes curriculares de física, química e matemática tanto no ensino médio, quanto no ensino superior, bem como a falta de uma rotina de estudos dos alunos (médio e superior), há a indicação dos mesmos que as aulas experimentais são um bom mecanismo para introdução de conceitos adquiridos em sala de aula das componentes curriculares de física, química e matemática, além da utilização de softwares como ferramentas complementares de ensino e aprendizagem nas instituições. |
Abstract: | This study sought to understand the problem of curricular components of physics at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus of Itaqui city, state of Rio Grande do Sul, establishing a correlation between high school and higher education and their problems, with all the contextualizing involved students and high school teachers and students and teachers in higher education, this training and consolidation of knowledge process. We used questionnaires to teachers and students of both segments, data on school and academic departments. For this analysis, we prepared two tests involving physics concepts applied to the high school student to see if they have the knowledge of basic physics concepts were learned during their training in basic education. You can check the high rate of retention in the curricular components of physics, chemistry and mathematics both in high school and in higher education, as well as the lack of routine studies of students (secondary and higher), there is the indication of the same that the experimental classes are a good mechanism for introducing concepts acquired in the classroom curriculum components of physics, chemistry and mathematics room, besides the use of software as complementary tools for teaching and learning in institutions. |
Palavras-chave: | Conceitos básicos Ensino superior Índice de retenção Basic concepts Higher education Retention index |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citação: | CHAVES, Fábio Diniz. A problemática da retenção nas componentes curriculares de física na Universidade Federal do Pampa campus Itaqui-RS. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6947 |
Data do documento: | 21-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fábio Diniz Chaves - 2014.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.