Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6943
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: uma análise de livros didáticos do ensino médio
Autor(es): Trindade, Danrlei Silveira
Primeiro Orientador: Romio, Leugim Corteze
Resumo: O uso de recursos tecnológicos, em especial calculadora e computador, no ensino de conceitos matemáticos, tem sido muito discutido atualmente, pois seu uso permite diferentes abordagem relacionadas a um determinado conceito, por exemplo, a abordagem visual. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo investigar se e como os livros didáticos escolhidos pelos professores de matemática do ensino médio das escolas da rede estadual do município de Itaqui-RS propõem a utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos. Para isso, realizou-se uma análise documental das coleções de livros didáticos utilizados pelas escolas, utilizando como aporte teórico as pesquisas de Borba e Penteado (2010), Allevato (2005), entre outros. A partir da análise realizada verificamos que das três coleções analisadas, apenas C1, apresenta atividades que sugerem o uso da calculadora e de softwares. C2, não apresenta nenhuma atividade relacionada ao uso de software e apenas três com o uso da calculadora e C3 apresenta algumas atividades relacionadas ao uso de calculadora e nenhuma atividade relacionada ao uso de softwares. Sendo importante fazer uma análise mais aprofundada do planejamento do professor, pois além do livro didático, o docente utiliza de outras referências para a elaboração de suas aulas.
Abstract: The use of technological resources, in particular calculator and computer, in teaching mathematical concepts, has been much discussed today, because its use allows different approach related to a particular concept, for example, the visual approach. In this perspective, this research aims to investigate whether and how the textbook chosen by teachers of high school math schools in the state system of the municipality of Itaqui-RS propose the use of technological resources in teaching mathematical concepts. For this, we carried out a documentary analysis of collections of textbooks used by schools, using as the theoretical research of Borba and Penteado (2010), Allevato (2005), among others. From the analysis we found that the three collections analyzed, only C1, presents activities that suggest the use of a calculator and software. C2, shows no connection with the use of software activity and only three using the calculator and C3 presents some related to the use of calculator activities and any related software use activity. Is important to make a thorough analysis of the planning of the teacher, because besides the textbook, the teacher uses other references to the preparation of their lessons.
Palavras-chave: Educação matemática
Livro didático
Recursos tecnológicos
Mathematics education
Textbook
Technology resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: TRINDADE, Danrlei Silveira. Recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: uma análise de livros didáticos do ensino médio. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6943
Data do documento: 21-Mar-2014
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danrlei Silveira Trindade - 2014.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.