Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6941
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A fotografia como recurso didático no processo de ensino de química
Autor(es): Luz, Natanna Antunes da
Primeiro Orientador: Hölzle, Luís Roberto Brudna
Coorientador: Firme, Márcia Von Frühauf
1° Membro da banca: Holzle, Luís Roberto Brudna
2° Membro da banca: Martins, Márcio Marques
3° Membro da banca: Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald
Resumo: Na primeira metade do século XIX, o registro fotográfico foi apresentado à Sociedade Francesa de Ciências e, a partir deste momento, a fotografia permeou as ciências nas suas mais diversas áreas. E com a sua expansão tornou-se evidente a carência de ferramentas de tal aparato para algumas pesquisas. Tão logo, a evolução fotográfica ocorreu nos mais diversos níveis, e com isto ultrapassou os muros acadêmicos, registrando a sociedade, o cotidiano e a transformando-a em algo indispensável no século XXI. O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso da fotografia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de química, buscando contribuir para a ampliação de conceitos científicos através da escrita por observação, usando como objeto de estudo o cotidiano dos estudantes. Compreende-se que no cenário atual, a fotografia vincula-se para além das câmeras digitais, incluindo-se como uma das principais ferramentas de dispositivos celulares. Desta maneira, questiona-se como um instrumento tão globalizado e de fácil acesso é pouco utilizado para o ensino. Sabendo-se que este contém um grande potencial de observação e discussão no espaço escolar e em diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa foi feita com 12 estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública situada em Aceguá/RS, sendo aplicada, inicialmente, foi feita uma investigação de campo e logo após implementada uma sequência didática que desenvolveu-se em seis momentos (assíncronos, síncronos e presenciais), os quais são todos apresentados e discutidos no decorrer do trabalho e avaliados de forma qualitativa. Considera-se que a pesquisa correspondeu aos resultados esperados, havendo um impacto positivo na construção de conhecimento dos estudantes, ampliando assim os conceitos científicos e aprimorando a criatividade, autonomia e observação dos alunos quanto a química presente no cotidiano destes.
Resumen : In the first half of the 19th century, the photographic record was presented to the French Society of Sciences and, from that moment on, photography permeated the sciences in its most diverse areas and with its expansion, the lack of tools for such an apparatus became evident. for some research. As soon as, its evolution occurred in the most diverse levels, and with that, it surpassed the academic walls, registering the society, the daily one and transforming it into something indispensable in the 21st century. The present work aims to investigate the use of photography as a tool in the teaching-learning process of chemistry, seeking to contribute to the expansion of scientific concepts through observational writing, using the daily life of students as an object of study. It is understood that in the current scenario, photography is linked beyond digital cameras, including itself as one of the main tools of cellular devices, in this way, it is questioned how such a globalized and easily accessible instrument is little used to the education. Knowing that it contains a great potential for observation and discussion in the school space and in different areas of knowledge. The research was carried out with 12 students from a third-year high school class of a public school located in Aceguá/RS, initially applying field research and soon after implementing a didactic sequence that was developed in six moments (asynchronous, synchronous and face-to-face), which are all presented and discussed in the course of the work and evaluated qualitatively. It is considered that the research corresponded to the expected results, with a positive impact on the construction of students' knowledge, thus expanding scientific concepts and improving students' creativity, autonomy and observation of the chemistry present in their daily lives.
Palabras clave : Fotografia
Química
Ensino
Recurso didático
Photography
Chemistry
Teaching
Didactic Resource
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : LUZ, Natanna Antunes da. A fotografia como recurso didático no processo de ensino de química. 99 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6941
Fecha de publicación : 14-mar-2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Natanna_Antusnes_da_Luz.pdf4.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.