Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6940
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A criação de histórias em quadrinhos com ferramenta para o ensino do funcionamento de vacinas contra COVID-19
Autor(es): Rodrigues, Leno Barbosa
Primeiro Orientador: Silva, Elisabete de Avila da
Coorientador: Martins, Marcio Marques
1° Membro da banca: Silva, Elisabete de Avila da
2° Membro da banca: Sinks, Udo Eckard
3° Membro da banca: Freitas, Diana de Paula Salomão de
Resumo: No ano de 2020 o mundo parou devido a pandemia causada pelo Coronavírus, que causou a morte de muitas pessoas por complicações respiratórias. Todos os setores da sociedade foram afetados, sendo a área da saúde a principal afetada devido ao alto número de leitos ocupados em todos os hospitais. A área da Educação também foi afetada, pois as aulas foram canceladas e posteriormente foram retomadas de forma remota. Então, no mesmo ano iniciou-se a pesquisa e desenvolvimento de vacinas para combater o coronavírus, vírus causador da pandemia. A liberação do uso das vacinas contra Covid-19, em um prazo recorde, causou uma grande repercussão e foram levantados questionamentos em relação a eficácia delas, gerando várias fake News relacionadas a elas. O presente trabalho busca abordar esse tema de vacinas em meio a uma pandemia, pois observou-se que as pessoas se recusaram a se vacinar. Então, o objetivo principal é esclarecer o funcionamento das vacinas e sua relação com a bioquímica, tendo como público-alvo acadêmicos do curso de Química Licenciatura. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada em três etapas: na primeira realizou-se o levantamento bibliográfico que serviu de alicerce para que as atividades fossem realizadas. Já, na segunda etapa foi realizada uma pesquisa de campo com os graduandos do curso de Química Licenciatura, matriculados na componente de Bioquímica da Universidade Federal do Pampa-campus Bagé. E, finalmente, na terceira etapa aplicou-se uma sequência didática (SD). A SD teve como foco as Histórias em quadrinhos como ferramenta para o ensino de química, abordando conceitos envolvidos na temática vacinas contra covid-19, esta atividade foi desenvolvida em um total de cinco encontros, sendo quatro síncronos e um assíncrono. Por fim, no último encontro foi realizado um Webinário para a apresentação dos HQs produzidos pelos acadêmicos sobre as vacinas contra covid-19. A aplicação da SD obteve o resultado esperado, pois os discentes demonstraram um maior entendimento sobre a temática vacinas contra covid-19, assim como o seu funcionamento, importância, além disso, eles apresentaram a capacidade de argumentar e se posicionar sobre as vacinas e as fake News.
Resumen : In 2020 Covid-19 pandemic caused by the virus SARS-Cov-2 paralyzed the normal life, causing uncountable victims from severe acute respiratory syndrome.All parts of the society were affected, with highest impact on the health sector due to occupation of almost 100% of its bed capacity. Education was also affected, as classes were canceled and emergency remote teaching had to be established to attend the demands. Later in 2020, research and development of vaccines to combat and control the new coronavirus started.Market launch of vaccines against Covid-19, in record time, caused great repercussion and questions rose about their effectiveness, generating several fake news related to them. Hence, this research monograph seeks to address the point “vaccines during a pandemic situation” as many people refused to get vaccinated.Our main objective was to explain how vaccines work and to show the relationship of this topics with biochemistry, having as public undergraduate chemistry students. We devided our work into three stages: First stage: An extensive literature research was carried out to serve as basis for the upcoming activities. Second stage: field research was conducted with undergraduate chemistry students of the Biochemistry Class at Federal University of Pampa - Campus Bagé. Finally during the third stage, a didactic sequence was applied that focused on comics as a tool for chemistry teaching, addressing ideas from the area of covid-19 vaccines. The activity was developed during five meetings, four synchronous and one unsynchronous. In the last meeting, a webinar was held by the students to show the comics produced by them about covid-19 vaccines. The application of the DS gave the expected results, as the students demonstrated a greater understanding of the subject of covid-19 vaccines, as well as its mechanism of action. In addition the students acquired the ability to argue about and position themselves in respect to covid-19 vaccines and fake news related to the vaccine.
Palabras clave : Vacinas contra Covid-19
Histórias em quadrinhos
Ensino de bioquímica
Covid-19
Vaccine
Comics
Biochemestry teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : RODRIGUES, Leno Barbosa. A criação de histórias em quadrinhos com ferramenta para o ensino do funcionamento de vacinas contra COVID-19. 106p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6940
Fecha de publicación : 18-mar-2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso_Leno_Barbosa_Rodrigues_LQ.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.