Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/693
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de ciências em relação ao projeto político-pedagógico e ao currículo da escola The teaching of science in relation to the political-pedagogical project and the curriculum of the school |
Autor(es): | Silva, Paulo Henrique |
Primeiro Orientador: | Sawitzki, Maristela Cortez |
Abstract: | A educação é um processo formativo desenvolvido em todos os segmentos sociais; portanto, é um dever do Estado e da família, sendo necessário para isso articular a escola com as famílias através da Gestão Democrática na Escola, ou seja, tornar a escola um espaço de discussão e reflexão a cerca de ensino e aprendizagem, possibilitando com isso a construção de instrumentos como o Projeto Político-Pedagógico, bem como a construção do Currículo. O projeto político-pedagógico é um documento de construção coletiva que visa organizar o espaço escolar, assim como, planejar o seu futuro. O currículo é considerado toda experiência escolar relacionada com o conhecimento, entremeadas pelas relações sociais, visando articular vivencias e saberes dos alunos com os conhecimentos acumulados. Considerando a importância destes documentos escolares foi realizada uma análise sobre como é contemplado o ensino de ciências na redação dos referidos documentos. A metodologia utilizada consistiu da análise de conteúdo. Observou-se que os documentos da escola atendem de forma parcial quanto alguns objetivos para o ensino de ciências no contexto do Currículo e do Projeto Político–Pedagógico da escola, conforme os previstos nas Diretrizes Nacionais. Sugere-se que sejam propostos elementos mínimos para a elaboração dos documentos da escola. Education is a process developed in all social segments; therefore it is a State and family’s duty, being necessary to articulate the school with families through School’s Democratic Management, or in other words, making the school a space for discussion and reflection about teaching and learning, enabling with it the building of instruments such as the Political-Pedagogical Project and the curriculum. The political-pedagogical project is a collective building document aimed at organizing school’s environment, as well as planning its future and the curriculum is considered the whole school experience related to knowledge, interspersed by social relations, aiming to articulate experiences and students’ knowledge with the accumulated knowledge. Considering the importance of such an analysis on school documents, an analysis of how science teaching is considered in its writing. Being used content analysis as method. It was observed that documents school partially serve as some goals for teaching science in the context of Curriculum and Political-Pedagogical School Project, as provided for in the National Guidelines. Minimum elements that are proposed for the preparation of school documents is suggested. |
Palavras-chave: | Projeto Político-Pedagógico Ensino de ciências Political-Pedagogical Project Science Teaching |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/693 |
Data do documento: | 23-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULO HENRIQUE SILVA.pdf | 230.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons