Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6938
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sequência didática com enfoque CTS : utilizando a série Breaking Bad como ferramenta do ensino de química
Autor(es): Cuadros, Viviane Viviam
Primeiro Orientador: Silva, Elisabete de Avila da
Coorientador: Firme, Márcia von Frühauf
1° Membro da banca: Silva, Elisabete de Avila da
2° Membro da banca: Bento, Douglas Mayer
3° Membro da banca: Stefanon, Eliza Beti de Cássia
Resumo: As séries televisivas são um atrativo para o público em geral, e há uma grande variedade de séries disponíveis para assistir. Este tipo de entretenimento também pode ser utilizado como ferramenta de ensino, pois em seus enredos possuem temas da atualidade e conectados ao cotidiano do aluno. A série americana Breaking Bad aborda a produção de metanfetamina pelo personagem Walter White, um professor de química, e o impacto negativo que esta droga de abuso causa na sociedade. A metanfetamina é uma droga psicoativa, ou seja, age no sistema nervoso central, com elevada ação estimulante, aumentando o estado de alerta físico e mental, mesmo horas após sua utilização. Este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de abordar a temática da metanfetamina com o objetivo de analisar, através do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, os aspectos científicos e sociais contidos na série Breaking Bad, e de modo específico buscou-se investigar a viabilidade de utilizar séries televisivas como ferramenta no ensino de química. A metodologia utilizada na aplicação deste trabalho consistiu em uma sequência didática com enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade, empregada em uma turma de discentes da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. A sequência didática foi aplicada na forma remota, dividida em sete encontros, entre síncronos e assíncronos. No sexto encontro foi realizada a discussão sobre a situação-problema metanfetamina como narcótico. Observou-se após o término da atividade que os discentes refletiram sobre a temática e consideraram que o uso da série televisiva tornou a atividade mais interessante. Além disso, eles relataram que estavam mais confiantes em relação a suas opiniões sobre a situação-problema, pois desenvolveram conhecimento teórico e prático em relação à temática abordada, tornando-se ativos na construção de seus saberes.
Resumen : Television series appeal to the general public, and there is a wide variety of series available to watch. This type of entertainment can also be used as a teaching tool, as their plots have current themes and are connected to the student's daily life. The American series Breaking Bad deals with the production of methamphetamine by the character Walter White, a chemistry professor, and the negative impact that this drug of abuse has on society. Methamphetamine is a psychoactive drug, that is, it acts on the central nervous system, with a high stimulant action, increasing physical and mental alertness, even hours after its use. This course conclusion work aims to address the theme of methamphetamine with the objective of analyzing, through the Science, Technology and Society, approach, the scientific and social aspects contained in the Breaking Bad series, and specifically sought to to investigate the feasibility of using television series as a tool in teaching chemistry. The methodology used in the application of this work consisted of a didactic sequence with a Science, Technology and Society focus, used in a group of students at the Federal University of Pampa - Campus Bagé. The following teaching was applied remotely, divided into seven meetings, between synchronous and asynchronous. In the sixth meeting, a discussion was held on the problem situation methamphetamine as a narcotic. It was observed after the end of the activity that the students reflected on the theme and considered that the use of the television series made the activity more interesting. In addition, they reported that they were more confident in relation to their opinions about the problem situation, as they developed theoretical and practical knowledge in relation to the topic addressed, becoming active in the construction of their knowledge.
Palabras clave : Seriados no ensino
Enfoque CTS
Ensino de bioquímica
Metanfetamina
Teaching series
CTS focus
Teaching biochemistry
Methamphetamine
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : CUADROS, Viviane Viviam. Sequência didática com enfoque CTS : utilizando a série Breaking Bad como ferramenta do ensino de química. 90 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6938
Fecha de publicación : 18-mar-2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_2_Viviane_ver._Final_p_Correcao.pdf3.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.