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dc.contributor.advisor1Budny, Jaelson-
dc.creatorGiuliani, Stéfany-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:45:21Z-
dc.date.available2022-03-30-
dc.date.available2022-03-31T17:45:21Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationGIULIANI, Stéfany. Análise da influência do tipo de base no desempenho de pavimentos flexíveis. Orientador: Jaelson Budny. 2022. 121p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6928-
dc.description.abstractThe present research arises from the need to investigate the performance of asphalt concrete pavements implemented on cobblestones of paved roads in the city of Alegrete - RS regarding their quality. The study aims to compare pavements implemented on cobblestones and on a single graded gravel base (BGS). The paving of public streets is important to create better quality of life in all its different aspects: comfort, cleanliness, safety and economy in transport. The choice for this context is justified by the recognition that the paving projects of the city of Alegrete in many situations are carried out by placing the layer and asphalt concrete directly on old cobblestone pavements. After carrying out the study, it became clear that some pavement defects are directly linked to the quality of the roads, however a direct relationship between the type of base and the performance of the roads was not verified. The difficulty in correlating or refuting the type of base in pavement defects is due to the variables found (execution time, shipment, previous and current material of the lower layers). However, even without a direct relationship, it was possible in some places to observe defects that may be associated with the cobblestone base. Keywords: Paving. Pavement defects. Cobblestone roads.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectPavimentos - Defeitospt_BR
dc.subjectParalelepípedopt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectPavements - Defectspt_BR
dc.subjectParallelepipedpt_BR
dc.titleAnálise da influência do tipo de base no desempenho de pavimentos flexíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa surge com a necessidade de investigar o desempenho de pavimentos de concreto asfáltico executados sobre base de paralelepípedos das vias pavimentadas do município de Alegrete-RS em função da sua qualidade. O estudo visa comparar pavimentos executados sobre paralelepípedos e sobre base de brita graduada simples (BGS). A pavimentação das vias públicas é importante para proporcionar melhores condições de vida em seus diferentes aspectos: conforto, limpeza, segurança e economia nos transportes. A escolha por esse contexto, justifica-se pelo reconhecimento de que os projetos de pavimentação da cidade de Alegrete em muitas situações são realizados colocando a camada e concreto asfáltico diretamente sobre antigos pavimentos de paralelepípedos. Após a realização do estudo ficou claro que alguns defeitos estão diretamente ligados a qualidade das vias, contudo uma relação direta entre o tipo de base e o desempenho das vias não foi verificado. A dificuldade em correlacionar ou refutar o tipo de base nos defeitos está pelas variáveis encontradas (tempo de execução, carregamento, material das camadas inferiores). Contudo, mesmo sem uma relação direta, foi possível em alguns locais observar defeitos que possam estar associados com a base de paralelepípedos. Palavras-Chave: Pavimentação. Defeitos. Paralelepípedo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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