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Tipo: Dissertação
Título: Análise de política pública: a implementação do PROEJA em São Borja-RS
Autor(es): Amaral, Nubia Velasque
Primeiro Orientador: Pinto, Muriel
1° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
2° Membro da banca: Gomes, Angela Quintanilha
3° Membro da banca: Chaves, Taniamara Vizzotto
Resumo: Este estudo está inserido no ramo das políticas públicas educacionais, especialmente aquelas com viés social, constituídas como elementos de regulamentação do Estado, e conduzidas pela sociedade civil, a fim de possibilitar o acesso à educação de qualidade e gratuita, além de priorizar o pleno desenvolvimento da pessoa humana. O trabalho reflete acerca do percurso metodológico desenvolvido na pesquisa do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, oferecido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar, Campus São Borja. Se busca apresentar o delinear do seu processo de implementação, e consequentemente o estudo teórico do programa, e a análise do contexto no qual ele se insere. Não menos importante, são traçadas as considerações finais e apontamentos de uma visão contributiva para com a política pública. Afinal, compreender a importância e o meio de operacionalização desses canais está diretamente relacionado ao bem-estar e crescimento da população. Logo, é significativo ter em mente a dinâmica institucional do PROEJA, e suas peculiaridades no que se refere a educação profissionalizante, de modo que possamos melhor abordar e compreender a implementação desta política pública.
Resumen: Este estudio se enmarca en el campo de las políticas públicas educativas, especialmente aquellas con vies social, constituidas como elementos de regulación del Estado, y conducidas por la sociedad civil, con el fin de brindar acceso a una educación gratuita y de calidad, además de priorizar el pleno desarrollo de la persona humana. El trabajo reflexiona sobre la trayectoria metodológica desarrollada en la investigación del Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la Modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos - PROEJA, enseñado en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología Farroupilha – IFFar, Campus São Borja. Se busca presentar el esquema de su proceso de implementación, y consecuentemente el estudio teórico del programa, y el análisis del contexto en el que se inserta. No menos importante, se esbozan las consideraciones finales y notas de una visión contributiva a las políticas públicas. Después de todo, comprender la importancia y los medios de operar estos canales está directamente relacionado con el bienestar y el crecimiento de la población. Por tanto, es importante tener en cuenta la dinámica institucional de PROEJA, y sus peculiaridades en materia de formación profesional, para que podamos abordar y comprender mejor la implementación de esta política pública.
Palavras-chave: Educação
Política pública
Educação de Jovens e Adultos
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil)
Educación
Educação de Jovens e Adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Citação: AMARAL, Nubia Velasque. Análise de política pública: a implementação do PROEJA em São Borja-RS. 2021. 90 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6880
Data do documento: 17-Dez-2021
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