???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6879
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | A efetivação do decreto nº 8.636/2016 nas cidades gêmeas São Borja - BR e Santo Tomé – AR a partir da educação |
Autor(es): | Ribeiro, Graciele Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Carmen Regina Dorneles |
Coorientador: | Zan, Fátima Regina |
1° Membro da banca: | Portuguez, Anderson Pereira |
2° Membro da banca: | Pinto, Muriel |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo uma proposta de roteiro turístico embasado no turismo pedagógico. O cenário de investigação é as duas cidades gêmeas, São Borja – Brasil e Santo Tomé – Argentina. É de suma relevância a aplicabilidade deste roteiro turístico, por acreditar que assim, cumpre-se o proposto no decreto n.º 8.636/2016, fortalecendo a integração entre estes dois países. No estudo se tenciona ações a serem desenvolvidas antes, durante e após a realização do roteiro turístico sugerido, considerando a história comum destes dois países, na geografia será enfatizado o estudo da evolução sócio espacial destes municípios a partir da sua origem. Para a construção deste estudo busca conhecer os pontos turísticos dos municípios de São Borja – BR e Santo Tomé – AR. Além disso, elaborar material didático para subsidiar o estudo da história e geografia conforme preconiza o Decreto nº 8.636/2016. Embora o decreto tenha sido promulgado no ano de 2016 ainda não está sendo executado nessas municipalidades. Para a execução deste estudo foi realizada a pesquisa bibliográfica junto a fontes primárias, como documentos, imagens, assentos de registros públicos ou privados, fontes secundárias como, por exemplo, livros, revistas, pesquisa de campo, observação sistematizada dos pontos turísticos no lado brasileiro em função da fronteira estar fechada devido à pandemia da Covid – 19. Os produtos técnicos serão: o roteiro turístico, o relatório técnico e caderno didático composto pelos pontos turísticos das duas municipalidades, para a elaboração do caderno, foi realizada uma pesquisa nos pontos turísticos das duas cidades, onde se descreve a parte histórica, com posterior tradução para a língua espanhola. |
Abstract: | The present work has as its object of study a proposal for a tourist itinerary based on pedagogical tourism. The investigation scenario is the two twin cities, São Borja – Brazil and Santo Tomé – Argentina. The applicability of this tourist itinerary is of paramount importance, as we believe that, in this way, the proposed in decree n.º 8.636/2016 is fulfilled, strengthening the integration between these two countries. In the study, actions are intended to be developed before, during and after carrying out the suggested tourist route, considering the common history of these two countries, in geography the study of the socio-spatial evolution of these municipalities from their origin will be emphasized. For the construction of this study seeks to know the tourist attractions of the municipalities of São Borja - BR and Santo Tomé - AR. In addition, to prepare didactic material to support the study of history and geography as recommended by Decree nº 8.636/2016. Although the decree was enacted in 2016, it is still not being implemented in these municipalities. In order to carry out this study, a bibliographic research was carried out with primary sources, such as documents, images, public or private records, secondary sources such as, for example, books, magazines, field research, systematic observation of tourist attractions on the Brazilian side. due to the border being closed due to the Covid-19 pandemic. The technical products will be: the tourist itinerary, the technical report and the didactic booklet composed of the tourist attractions of the two municipalities, for the elaboration of the book, a survey was carried out in the tourist spots of the two cities, where the historical part is described, with later translation into Spanish. |
metadata.dc.subject: | Turismo Cidades-irmãs Estudantes Turistas Tourism Sister cities |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
metadata.dc.identifier.citation: | RIBEIRO, Graciele Rodrigues. A efetivação do decreto nº 8.636/2016 nas cidades gêmeas São Borja - BR e Santo Tomé – AR a partir da educação. 2021. 104 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6879 |
metadata.dc.date.issued: | 29-Jul-2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Graciele Rodrigues Ribeiro - 2021.pdf | 5.63 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???