???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6865
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Contribuições e desafios da gamificação no ensino de línguas : uma revisão de escopo na literatura internacional |
Autor(es): | Silva, Rafael Antônio Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Irala, Valesca Brasil |
1° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
2° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
3° Membro da banca: | Piovesan, Sandra Dutra |
Resumo: | A aprendizagem de línguas adicionais, na atualidade, mostra-se cada vez mais interligada aos meios tecnológicos. Sendo assim, a gamificação, ainda que não se restrinja às questões tecnológicas, dada à popularização dos dispositivos móveis, emerge no cenário educacional como uma possibilidade para motivar e engajar os estudantes de diferentes idiomas através de diferentes plataformas. Com isso, esta pesquisa objetiva relatar, a partir de uma revisão de escopo, as contribuições e os possíveis desafios da gamificação para o ensino de línguas nas pesquisas internacionais, a partir de artigos publicados entre os anos de 2014 e 2021 indexados na base de dados Web of Science. Dos 65 artigos analisados, foram obtidos os seguintes resultados: vocabulário e gramática são os aspectos mais preponderantes nas propostas de gamificação analisadas, além da utilização de plataformas comerciais para tal fim; há uma forte relação entre a gamificação e a motivação pautada nas pesquisas produzidas e também, um grande número de trabalhos aponta a relação entre gamificação e aprendizagem nas pesquisas analisadas. Para concluir, reforça-se a necessidade de desenvolvimento de mais trabalhos neste campo, especialmente a criação de plataformas locais e a diversificação de pesquisas que foquem na aprendizagem de diversas línguas, já que a língua inglesa é a mais investigada. |
Abstract: | The learning of additional languages, nowadays, is increasingly intertwined with technological means. Thus, gamification, although not restricted to technological issues, given the popularization of mobile devices, emerges in the educational scenario as a possibility to motivate and engage students of different languages through different platforms. Thus, this research aims to report, from a scoping review, the contributions and possible challenges of gamification for language teaching in international research, based on articles published between the years 2014 and 2021 indexed in the Web of Science database. From the 65 articles analyzed, the following results were obtained: vocabulary and grammar are the most prevalent aspects in the gamification proposals analyzed, in addition to the use of commercial platforms for this purpose; there is a strong relationship between gamification and motivation guided in the research produced and also, a large number of papers point out the relationship between gamification and learning in the research analyzed. In conclusion, the need for further research in this field is reinforced, especially the development of local platforms and the diversification of research focused on the learning of several languages, since English is the most researched language. |
metadata.dc.subject: | Habilidades linguísticas Plataformas Gamificação Language skills Platforms Gamification |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
metadata.dc.identifier.citation: | SILVA, Rafael Antônio Ferreira da. Contribuições e desafios da gamificação no ensino de línguas : uma revisão de escopo na literatura internacional. 43 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6865 |
metadata.dc.date.issued: | 10-Mar-2022 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC___Rafael_A._Ferreira.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???