Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/685
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | A diversidade na universidade: a presença dos estudantes com deficiência no ensino superior |
Autor(es): | Moreira, Maribel Costa |
Primeiro Orientador: | Brizolla, Francéli |
Resumo: | O presente trabalho acadêmico tem como propósito apresentar uma pesquisa exploratória realizada na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/ Bagé - RS, onde investigamos sobre o processo de inclusão e exclusão dos alunos com deficiência no âmbito de sala de aula e nos demais espaços da instituição. Este estudo tem como propósito apresentar uma reflexão teórico-conceitual a partir das análises das informações fornecidas pelos participantes durante a coleta de dados. A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário e também de uma entrevista. Portanto, por meio destes dois instrumentos de pesquisa percebemos quais razões e fatos contribuem para que ocorra a (in) – exclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Outra meta foi dar voz a estes estudantes a fim de identificarmos quais percepções e concepções de inclusão são apresentadas por eles e como estes se sentem na Universidade. Este estudo apresenta, ainda, uma discussão voltada à inclusão das pessoas com deficiência na Universidade, já que a presença destes alunos ainda é um dos grandes desafios no ensino superior, principalmente quando se trata da educação na perspectiva inclusiva. |
Resumen : | This academic work aims to present an exploratory research at the Federal University of Pampa - UNIPAMPA / Bage - RS, where we investigate about the process of inclusion and exclusion of students with disabilities in the classroom context and in other areas of the institution. This study aims to present a theoretical and conceptual reflection based on analysis of information provided by participants during the data collection. Data collection was done by applying a questionnaire as well as an interview. So, through these two research instruments we realize what reasons and factors contribute to the occurrence of the (in) - exclusion of students with disabilities in higher education. Another goal was to give voice to these students in order to identify which perceptions and inclusion of concepts are presented by them and how they feel at the University. This study also presents a focused discussion on the inclusion of people with disabilities at the University, since the presence of these students is still a major challenge in higher education, especially when it comes to education in inclusive perspective. |
Palabras clave : | Educação Deficiência Inclusão Ensino superior Education Disability Inclusion Higher education |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/685 |
Fecha de publicación : | 19-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação e Diversidade Cultural |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL pós banca Maribel FiMMM.pdf | Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito para obtenção do Título de Especialista em Educação e Diversidade Cultural | 776.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons