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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A argumentação na abordagem do pensamento funcional: uma análise de atividades presentes em livros didáticos de Matemática da Educação Básica
Autor(es): Silva, Jéssica Goulart da
Primeiro Orientador: Maggio, Deise Pedroso
1° Membro da banca: Nehring, Cátia Maria
2° Membro da banca: Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto a Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Itaqui/RS, junto ao Componente Curricular Trabalho de Conclusão de Curso. Esta pesquisa teve por objetivo, de forma geral, analisar as atividades presentes nos Livros Didáticos (LD) de Matemática, aprovados pelos Programas Nacionais do Livro Diático-PNLD vigentes (2014, 2015 e 2016), adotados pelas escolas da rede pública de EB do município de Itaqui e destinados aos estudantes do 5º, 6º e 9º ano do EF e 1º ano do EM. E, de forma específica: 1) identificar, nos LD destinados aos estudantes, as atividades que exigem a mobilização do pensamento funcional; 2) analisar, também nos LD destinados aos estudantes, a argumentação nas atividades que exigem o pensamento funcional e; 3) investigar, nos Manuais de Professor, as intencionalidades dos autores dos LD acerca das atividades presentes no LD do estudante. Para atingirmos os objetivos recorremos aos teóricos que tratam dos conceitos-chave desta pesquisa, a saber: pensamento funcional e argumentação. Além disso, buscamos subsídios em uma análise quali-quantitativa, de acordo com os pressupostos teóricos de Luke & André (1986); bem como, conforme os movimentos da Análise Textual Discursiva. Diante disso, foram consideradas duas unidades de contexto: Atividades Propostas (AP) e Atividades Resolvidas (AR) nos livros LD; além de unidades de análise: Pensamento Funcional e Argumentação. Desse movimento foram elencadas categorias a priori que constituíram a base para a análise dos LD. Como resultados relevantes acerca da analise dos LD, destacamosos: o grande número de AP em todos os LD analisados; sendo que esses livros são destinados aos estudantes. Com relação às categorias envolvendo Pensamento Funcional as C3 e C4, que são respectivamente identificação de padrões e coordenação de padrões estão presentes em todos os LD analisados. No que tange às categorias de análise referentes à argumentação, destacam-se a categoria C2 que corresponde à expressão “Justifique” no enunciado, de questões do LD2, LD3 e LD4. Ao analisar o LD referente ao 5° ano, nossas categorias a priori não nos permitiram compreender globalmente a argumentação nesse LD. Deste modo, identificamos que raras atividades exigiram a argumentação em Atividades que enfocam o pensamento funcional. Contudo, cabe lembrar que os Guias de Livros Didáticos, trazem um critério de avaliação dos LD, a saber: propiciar o desenvolvimento da competência argumentação.
Abstract: This paper presents the results of a survey conducted at the Federal University of Pampa - UNIPAMPA Campus Itaqui / RS, with the Curriculum Component Work Completion of course. This study aimed, in general, analyze the activities present in textbooks (LD) of Mathematics, approved by the National Program of dyadic-PNLD Book current (2014, 2015 and 2016), adopted by the public schools of EB municipality of Itaqui and for students of the 5th, 6th and 9th grade of EF and 1st year of MS. And specifically: 1) identify, in LD for the students, the activities that require the mobilization of functional thinking; 2) analyze, also in LD for the students, the argument in activities that require functional thinking and; 3) investigate the teacher manuals, the intentions of the authors of LD about the present activities in student LD. To achieve the objectives we used the theoretical dealing with the key concepts of this research, namely functional and argumentation thought. We also seek subsidies in a qualitative and quantitative analysis, according to the theoretical assumptions of Luke & Andrew (1986); as well as the movements of Textual Analysis Discourse. Therefore, we considered two context units: Activities Proposals (AP) and resolved Activities (AR) in LD books; as well as units of analysis: Functional and Argumentation thinking. This movement were listed a priori categories which formed the basis for the analysis of LD. How relevant results on the analysis of LD, destacamosos: the large number of AP in all LD analyzed; and these books are intended for students. With regard to the categories involving functional thinking C3 and C4, which are respectively identify patterns and coordination patterns are present in all analyzed LD. With respect to categories of analysis regarding the argument, we highlight the category C2 which corresponds to the term "Justify" in the statement of LD2 issues, LD3 and LD4. By analyzing the LD regarding the 5th year, our a priori categories not allowed to globally understand the argument that LD. Thus, we identified that rare activities required argumentation in activities that focus on functional thinking. However, it should be noted that the guides Textbooks, bring an evaluation criterion of LD, namely: promote the development of competence argument.
Palavras-chave: Educação Básica.
Livro didático.
Atividades.
Pensamento Funcional.
Argumentação.
Activities.
Functional thinking.
Argumentation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: SILVA, Jessica Goulart da. A argumentação na abordagem do pensamento funcional: uma análise de atividades presentes em livros didáticos de matemática da educação básica . 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6850
Data do documento: 1-Jul-2016
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