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dc.contributor.advisor1Maggio, Deise Pedroso-
dc.creatorMatos, Daiane de Almeida Brazeiro de-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:35:46Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2022-03-04T18:35:46Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.identifier.citationMATOS, Daiane de Almeida Brazeiro de. Os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele em questões de geometria espacial no exame nacional do ensino médio: uma análise nos protocolos de acadêmicos ingressantes da educação superior. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6842-
dc.description.abstractThe research question of this work is the following: which levels of Van Hiele model of geometric thinking do undergraduate Mathematics students mobilize when solving spatial geometry questions of the National High School Exam (ENEM)? The objective is to analyze the protocols followed by higher education students when faced with spatial geometry questions adapted from ENEM tests. The specific objective is to analyze the incoming students’ argumentative capacity (justifications) to answer spatial geometry questions adapted from ENEM, considering one of the five levels of Van Hiele model of geometric thinking. This is a qualitative research, as it is determined by the characteristics of the research question, which implies documentary data, i.e. answers provided by Mathematics students to questions adapted from ENEM that can be subject to description and interpretation (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The participants were attending a public university situated in the western border of the State of Rio Grande do Sul. The sequence of recursive movements of the Textual Discourse Analysis were used: unitarization, categorization and production of meta-text. The first three levels of Van Hiele model of geometric thinking were found in the students’ protocols: Visualization, Analysis and Abstraction. This means that the incoming students were still transitioning from Basic Education to Higher Education, that is, along the Mathematics course they might reach the highest levels, i.e. Level 4 (Formal Deduction) and Level 5 (Rigor), as expected from Higher Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento geométrico.pt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectTransição da Educação Básica para a Superior.pt_BR
dc.subjectGeometric Thinking.pt_BR
dc.subjectNational High School Exam.pt_BR
dc.subjectTransition from Basic to Higher Education.pt_BR
dc.titleOs Níveis do Pensamento Geométrico de Van Hiele em Questões de Geometria Espacial do Exame Nacional do Ensino Médio: uma Análise de Protocolos de Acadêmicos Ingressantes na Educação Superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271343274604279pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9930020408308947pt_BR
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.contributor.referee2Romio, Leugim Corteze-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por questão de pesquisa: quais níveis do pensamento geométrico de Van Hiele são mobilizados por licenciandos em Matemática diante das questões de geometria espacial do ENEM? O objetivo é analisar os protocolos dos acadêmicos ingressantes na Educação Superior diante de questões de geometria espacial adaptadas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo específico é analisar a capacidade de argumentação (justificativas) dos acadêmicos ingressantes nas questões adaptadas de geometria espacial do ENEM, tendo em vista um dos cinco níveis do pensamento geométrico de Van Hiele. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois é determinada pelas características de sua questão de pesquisa, que implica dados documentais, isto é, as produções de acadêmicos ingressantes em um curso de Matemática-Licenciatura de uma universidade pública situada na fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul diante de questões adaptadas do ENEM, que são passíveis de descrição e interpretação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Recorreu-se à sequência de movimentos recursivos da Análise Textual Discursiva: unitarização, categorização e produção de metatexto. A partir dos protocolos dos acadêmicos, constataram-se os três primeiros níveis do pensamento geométrico de Van Hiele, a saber: Reconhecimento, Análise e Abstração. Isto significa que os acadêmicos ingressantes ainda estão na transição da Educação Básica para a Educação Superior, ou seja, no decorrer do curso de Matemática-Licenciatura, podem atingir os níveis mais elevados da teoria, que são o nível 4 (Dedução) e o nível 5 (Rigor), conforme é esperado na Educação Superior.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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Mat 2019 Daiane de A B de Matos.pdf1.36 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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