Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma Proposta de Sequência Didática Baseada no Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Segundo a Teoria Van Hiele
Autor(es): Lima, Wagner Das Chagas
Primeiro Orientador: Leão, Alex Sandro Gomes
1° Membro da banca: Carpes, Charles Quevedo
2° Membro da banca: Rosa, Vera Terezinha Cortelini da
Resumo: Trabalhar com a construção dos conceitos geométricos é essencial para o desenvolvimento do aluno. Pensar geometricamente observando a natureza ao seu redor é uma atividade humana que foi construída ao longo da história, mas nos parece permanecer esquecida do currículo escolar atual. Não é difícil encontrarmos alunos que não sentem afinidade pelo estudo da Geometria, de modo geral sentem-se desconfortáveis quando defrontados com situações que exigem uma solução geométrica. A nossa proposta busca colaborar com o currículo escolar, trazendo o estudo da Geometria para a sala de aula, de modo a fazer com que ela seja ensinada de forma que o aluno possa visualizar a construção dos seus conceitos e não apenas obter resultados através de substituição em fórmulas sem entender onde e quando aplicá-las. Portanto, nossa contribuição é no sentido de dar visibilidade à questão e de fomentar a discussão acadêmica da mesma, buscando um caminho para as dificuldades encontradas por diferentes autores que pesquisam nesta área, apresentando uma sequência didática abordando o tema área de figuras planas, baseada na Teoria de van Hiele e seguindo os pressupostos da Engenharia Didática com a finalidade de tentar diminuir as dificuldades com este conteúdo geométrico.
Abstract: Working with a construction of geometric concepts is essential for student development. To think geometrically looking the nature around them is a human activity that has been constructed throughout history, but we seem it is forgethed in the current school grade. It is not difficult to find students who do not feel affinity for the study of Geometry, generally feel uncomfortable when faced with situations that require a geometric solution. Our research aim to collaborate with the school grade, bringing the study of geometry to a classroom, way that it is taught so that the student can visualize the construction of his concepts and not only get results through substitution in formulas without understanding where and when to apply them. Therefore, our contribution is to give visibility to the issue and to foment the academic discussion of the same, seeking a way to the difficulties encountered by different authors who research in this area, presenting a didactic sequence addressing the area of 1-D figures, based on van Hiele Theory and following the assumptions of Didactic Engineering with a research purpose as difficulties with this geometric content.
Palavras-chave: Teoria van Hiele.
Engenharia Didática.
Ensino de geometria.
van Hiele’s Theory.
Didactic engineering.
Geometry teaching.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: LIMA, Wagner das Chagas. Uma proposta de sequência didática baseada no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a Teoria van Hiele. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6838
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mat 2017 Wagner das C Lima.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.