Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6830
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uma Proposta para a Compreensão do Objeto Função a Partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica |
Autor(es): | Santos, Graziela Carrazzoni dos |
Primeiro Orientador: | Carpes, Patrícia Pujol Goulart |
1° Membro da banca: | Leão, Alex Sandro Gomes |
2° Membro da banca: | Barreto, Filipe Sarmento |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender o objeto matemático funções empregando a Teoria de Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval por meio de uma sequência de ensino. Para tanto, retomou-se os conhecimentos teóricos sobre funções, realizou-se um estudo bibliográfico e análise acerca da Teoria de Registros de Representação Semiótica e elaborou-se, por fim, uma sequência de ensino. Sendo assim, abordou-se o objeto funções, especificamente que proporcionasse a conversão de registros, a determinação e variação dos coeficientes da função real de uma variável real, a análise do comportamento da função no seu domínio e a exploração do software GeoGebra como uma potencialidade no ensino de funções. A opção metodológica baseia-se em uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica. A sequência de ensino alicerça-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e como metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas proposta por Onuchic e Allevato. Quando se faz uso desta metodologia, trabalha-se com atividade de investigação, quer seja pelo lado do professor ou dos estudantes, podendo ser até de ambos sobre o processo. Desta forma, organizou-se quatro planos de aula, primeiramente abordou-se caso de função ou não através de situação-problema seguindo de outra situação explorando a variação das variáveis e sua dependência. No segundo, abordou-se a variação dos parâmetros e construção dos gráficos, utilizando o software GeoGebra. O terceiro está constituído pelas transformações (conversão e tratamento) entre registros e identificação de grandezas. E o último, por meio do uso de situações-problema, buscou-se trabalhar os diferentes registros de representação semiótica. Considera-se assim, que a proposta de sequência de ensino baseada na teoria de Duval, utilizando das transformações de registros (tratamento e conversão) de maneira contextualizada pode potencializar a compreensão do objeto matemático funções, nesse caso, as funções afim e quadrática. |
Resumen : | This research aims to understand the mathematical object Functions by employing Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representations and using a teaching sequence for this. For that, the theoretical knowledge about Functions was taken up, a bibliographic and analytical study on the Theory of Registers of Semiotic Representations was carried out and a teaching sequence was finally elaborated. Therefore, we approached the object functions, specifically that would provide the conversion of records, the determination and variation of the coefficients of the real function of a real variable, the analysis of the behavior of the function in its domain and the exploitation of GeoGebra software as a potential in the teaching of functions. The methodology of this work is based on a qualitative research through a bibliographical review. The teaching sequence considers Duval's Theory of Registers of Semiotic Representations and uses as teaching-learning-evaluation methodology the Problem Solving Methodology proposed by Onuchic and Allevato. When this methodology is used, occurs the investigation activity that can be done by the teacher or by the students or both. In this way, four lesson plans were organized, we first studied the case of existence or non existence of a Function considering a problem situation, and then another situation was proposed with the objective of exploring the behavior of the function variables. In the second lesson, we discussed the variation of the parameters and the construction of the graphs, using GeoGebra software. In the third lesson the transformations (conversion and treatment) between the registers of semiotic representation are discussed and the identification of quantities is explored. And in the last lesson, through the use of situations-problems, we tried to work the different registers of semiotic representation. It is thus considered that the proposed sequence of teaching based on the Duval‟s theory, which uses the transformations of registers (treatment and conversion) in a contextualized way can enhance the understanding of the mathematical object Functions, in this case, the linear and quadratic functions were studied. |
Palabras clave : | Funções. Representações Semióticas. Sequência de ensino. Functions. Semiotic Representations. Sequence of teaching. |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citación : | SANTOS, Graziela Carrazzoni dos. Uma proposta para a compreensão do objeto função a partir da teoria dos registros de representação semiótica. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6830 |
Fecha de publicación : | 4-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mat 2017 Graziela C dos Santos.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.