Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6789
Tipo: Anais de Evento
Título: Anais do IntraPIBID 2021 Relatos sobre os desafios da iniciação à docência em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Anais do IntraPIBID 2021 Reports on the challenges of teaching initiation in times of a pandemic
Autor(es): Universidade Federal do Pampa(Brasil)
Resumo: A edição 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Universidade Federal do Pampa (PIBID/UNIPAMPA), iniciada em outubro de 2020, foi marcada pela realização de atividades de forma remota. O distanciamento social imposto no Brasil, a partir de março de 2020, pelos órgãos governamentais, devido à pandemia por COVID- 19 gerada pelo vírus SARS-COV-2, estendeu-se por mais de um ano, exigindo que coordenadores de área, supervisores e discentes de iniciação à docência buscassem alternativas de comunicação e interação criativas e inovadoras para realizar as atividades previstas no plano de trabalho do projeto institucional. Tendo em vista esse cenário e diferente dos eventos institucionais promovidos até 2019, o IntraPIBID 2021 reuniu discentes de iniciação à docência, professores supervisores da Educação Básica e coordenadores de área do PIBID/UNIPAMPA, de forma remota, usando como ferramentas de comunicação e interação o Youtube e o Google Meet. O título do evento Desafios da iniciação à docência em tempos de pandemia reflete a situação atípica vivenciada pelos discentes e docentes, que precisaram adequar as ações previstas no plano de trabalho submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em março de 2020, antes do início da pandemia
Abstract: The 2020-2022 edition of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching in Federal University of Pampa (PIBID/UNIPAMPA), started in October 2020, was marked by carrying out activities remotely. The social distancing imposed on the Brazil, as of March 2020, by government agencies, due to the COVID-19 pandemic. 19 generated by the SARS-COV-2 virus, lasted more than a year, requiring that area coordinators, supervisors and teaching initiation students to seek alternatives of creative and innovative communication and interaction to carry out the activities provided for in the plan institutional project work. In view of this scenario and different from the institutional events promoted until 2019, IntraPIBID 2021 brought together students starting teaching, supervising professors from Basic Education and area coordinators of PIBID/UNIPAMPA, remotely, using as communication and interaction tools, Youtube and Google Meet. the event title Challenges of teaching initiation in times of a pandemic reflects the atypical situation experienced by the students and professors, who had to adapt the actions foreseen in the work plan submitted to the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in March 2020, before the start of the pandemic
Palavras-chave: Educação
Pandemia
Education
Docência
Pandemic
Teachers - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Anais do Pibid 2021 Relatos sobre os desafios da iniciação à docência em tempos de pandemia. [recurso eletrônico].Bagé RS: Unipampa, 2021.440 p. ISBN 978-65-00-40333-6. E-book, disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6789
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Ciências Humanas-Anais de Conferências , Resumos e Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANAIS_IntraPIBID2021.pdf3.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.